Verisol

Verisol, colágeno de uso oral com resultados antiaging, altamente significativos

A pele é um órgão extenso, tendo por principal função atuar como barreira química e física, contra diversos agentes (ambientais, patógenos, exposição à radiação ultravioleta (UV). O tecido cutâneo é composto primordialmente por três diferentes estruturas, epiderme, derme e tecido subcutâneo, assim sendo, este último é rico em adipócitos (figura 1). Com o passar dos anos a quantidade de colágeno e elastina gradativamente vai sendo reduzida, tendo por resultado, processo de envelhecimento. E este é caracterizado certamente por redução da elasticidade e por conseguinte leva ao aparecimento de rugas decorrentes do processo de degradação de colágeno e elastina, principalmente. Além disso, pode-se ter presente a desidratação devido a perda de água transepidermal, ceramidas e lipídios. No entanto, o  verisol é uma suplementação alternativa para significativos resultados no processo antienvelhecimento e aparência jovial da pele, conseguindo atuar com eficácia na redução de processos de envelhecimento.

(Prossch et al., 2014; Hexsel et al., 2017; Pérez-Sánchez et al., 2018)

Figura 1- Esquemático da camada lipídica e seus diversos componentes

camadas cutâneas

Fonte: Pérez-Sánchez et al., 2018

Peptídeos bioativos de colágeno (verisol)

A busca por jovialidade é crescente e com o propósito de auxiliar na redução do envelhecimento, o verisol foi desenvolvido por alta tecnologia, é uma molécula que tem em sua composição peptídeos bioativos de colágeno, uma vez que, são alcançados por meio de um processo de quebra enzimática patenteada e desse modo, pode dá origem a peptídeos específicos que conseguem exercer sua ação nas camadas mais profundas do tecido cutâneo (figura 2 ). Além disso, o uso de verisol auxilia na hidratação, uma vez que consegue levar a uma reduzida perda de água transepidermal e desse modo consegue atuar na regeneração da camada epidérmica, tendo a capacidade de otimizar a síntese de proteoglicanos sobre a pele envelhecida.

Figura 2- Atuação de verisol em diferentes camadas internas- resultados do meio interno pra o externo

ação de verisol em camadas internas

(Prossch et al., 2014; Pérez-Sánchez et al., 2018)

Mecanismo de ação

A atividade do verisol em promover maior hidratação está relacionada a sua capacidade de reduzir a perda de água transepidermal, consegue também otimizar a síntese de proteoglicanos sobre a pele envelhecida, levando assim a uma redução da rugosidade cutânea. Além disso, o verisol consegue atuar ainda no estímulo da produção de colágeno tipo I e de relevantes fibras elásticas sobre a derme, permitindo redução de rugas, principalmente, na região periocular. Outra propriedade do verisol está em conseguir atuar na redução da expressão de fibrilinas, metaloproteinases II e catabolismo de enzimas que podem está associadas a moléculas importantes e ligadas a quebra de colágeno tipo IV e ao desenvolvimento de linhas de expressão. As  fibrilinas são importantes no processo de desenvolvimento de fibras de colágeno e a sua síntese pode ser impactada pelo uso de verisol.

(Prossch et al., 2014; Hexsel et al., 2017; Pérez-Sánchez et al., 2018; Schunck et al., 2015)

Indicação e benefícios

  • Excelente potencial para promover hidratação cutânea;
  • Otimiza a progressão da firmeza e elasticidade cutânea;
  • Atividade antioxidante;
  • Efeito antiaging;
  • Coadjuvante na redução do processo de envelhecimento cutâneo;
  • Promove limitada perda de água transepidermal;
  • Promove considerável hidratação cutânea;
  • Resultados satisfatórios na redução das rugas.
(Prossch et al., 2014; Pérez-Sánchez2018; Hexsel et al., 2017; Schunck et al., 2015)

Propriedades e diferenciais do verisol na ação sobre a pele

Os resultados com o uso de verisol estão implicados na melhora fisiológica e biomecânica do aspecto do tecido cutâneo. A ingestão oral de verisol e suas propriedades estão ligadas a maior potencial de hidratação e firmeza do tecido cutâneo, diminuição de rugas, maior densidade e elasticidade cutânea, redução da celulite e atividade antioxidante. Todavia sua atuação e todos os benefícios que o verisol produz faz dele uma excelente opção para quem busca bem-estar físico, restauração da jovialidade, redução e prevenção dos sinais do envelhecimento.

(Prossch et al., 2014)

Evidencia

Estudo realizado em mulheres com idade de 45 a 65 anos, com administração diária de uma dose de 2,5 g, por 8 semanas e acompanhadas por mais 4 semanas, teve como resultado significativa redução de rugas na região ocular.

Resultados

  • Com efeito os resultados do estudo apontaram considerável aumento de procolágeno tipo I (65%)quando comparado ao placebo;
  • Aumento considerável de elastina (18%) e fibrilinas (6%), comparado ao grupo placebo.

Gráfico variações dos resultados antes e após uso de verisol

verisol e placebo

Resultados na redução das rugas após 8 semanas de uso de verisol

verisol e antianging

Fonte: Prossch et al., 2014

 

Faça o download do arquivo no link abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

 

Referencias

Proksch, E., Schunck, M., Zague, V., Segger, D., Degwert, J., & Oesser, S. (2014). Oral Intake of Specific Bioactive Collagen Peptides Reduces Skin Wrinkles and Increases Dermal Matrix Synthesis. Skin Pharmacology and Physiology, 27(3), 113-19.

Pérez-Sánchez, A., Barrajón-Catalán, E., Herranz-López, M., & Micol, V. (2018). Nutraceuticals for Skin Care: A Comprehensive Review of Human Clinical Studies. Nutrients, 10(4), 403.

Hexsel, D., Zague, V., Schunck, M., Siega, C., Camozzato, F. O., & Oesser, S. (2017). Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of Cosmetic Dermatology, 16(4), 520-26.

Schunck, M., Zague, V., Oesser, S., & Proksch, E. (2015). Dietary Supplementation with Specific Collagen Peptides Has a Body Mass Index-Dependent Beneficial Effect on Cellulite Morphology. Journal of medicinal food, 18(12), 1340–48.

Veja outros artigos

Telemedicina
Médicos

Telemedicina

Conforme o cenário atual, no enfrentamento da infecção por Covid-19, a telemedicina torna-se uma ferramenta primordial para a assistência médica ainda que por intermédio de

Deixe um comentário