CoffeeSkin - grãos de café

O CoffeeSkin é um composto rico em fito componentes (compostos fenólicos e bioflavonóides) exerce atividade antioxidante, normalizam o equilíbrio celular e conferem uma proteção avançada. Seus principais componentes são extrato de café (Coffea arábica), succinil rutina e carcinina. atividade antioxidante

      • Extrato de café (Coffea arábica): constituídos por taninos, compostos fenólicos e ácido clorogênico e cafeína atuam como agentes fotoprotetores com ação suplementar ao protetor solar. Os compostos fenólicos possuem reconhecidas propriedades antioxidantes, protegendo a integridade celular contra o ataque dos radicais livres, ainda tem o potencial de inibir certas reações inflamatórias cutâneas, além de atuar como potente vasoconstritor, reduzindo o fluxo sanguíneo da pele altamente reativa, tem também ação sobre na redução da vermelhidão e edemas
      • Succinil rutina: O succinil rutina é um derivado estável e hidrossolúvel do bioflavonóide rutina, amplamente reconhecido pela sua ação benéfica sobre a permeabilidade dos capilares superficiais, atividade anti-inflamatória e antioxidante. Potencializa os microvasos e capilares, impedindo assim, a formação de edemas e eritemas fotoinduzidos.
      • Carcinina: é um antioxidante fisiológico, pois atua em alvos hidrofílicos e lipofílicos ao mesmo tempo, protegendo amplamente a célula. É uma molécula estável com maior resistência a degradação enzimática e consequentemente ação prolongada. Diferentemente dos antioxidantes convencionais, a carcinina protege o colágeno da glicação (reticulação) e DNA celular.
    (ALLUIS et al., 2000; KHALIFA, 1983; BRIVIBA & SIE, 1994)

Aplicação e benefícios

    • Ação bio-protetora sobre células;
    • Reduz danos causados pela fotoexposição;
    • Redução das reações inflamatórias e reações de sensibilidade;
    • Ajuda na Sensibilização após procedimentos dermatólogicos;
    • Diminuição de edema e vermelhidão;
    • Restaura o tecido cutâneo;
    • Utilizados para produtos específicos para a área dos olhos.

Proteção da carcinina contra a apoptose celular foto-induzida expressos em % comparados a células-controle irradiadas.

Compara-se a Vit E e a Aminoguanidina, observar-se maior efeito anti-glicação da carcinina, enquanto a Vit E se mostra inespressiva.

Devido ao alto teor de agentes antioxidantes naturais (polifenóis, bioflavonóides e carcinina) o CoffeeSkin promove uma ação bioprotetora sobre as células e reduz os danos celulares foto induzidos.

Reduz as reações inflamatórias, a vermelhidão e o desconforto da pele sensível, reativa e/ou fragilizada por procedimentos dermatológicos (peeling, laser) ou cirúrgicos (pré e pós-operatório) devido a sua potente ação descongestionante (complexo de cafeína natural + cafeína vetorizada).

(BRIVIBA & SIE, 1994; BRUNETON, 1999)

A ação de CoffeeSkin sobre a glicação ocorre por meio de preservação de proteínas como colágeno, impedindo a perda de elasticidade e envelhecimento precoce da pele através de redução da hidroperoxidação de ácidos graxos. Protege as proteínas contra a oxidação originária de aldeídos tóxicos. Reduz ainda a fragmentação do DNA de forma dose dependente, impede ainda a apoptose celular por foto indução.

Estudos

A ação protetora da carcinina sobre o superóxido dismutase (SOD) natural da pele foi demonstrada sobre uma fração cutânea (epiderme-derme) irradiada com raios UVA e UVB medida através da cinética da redução do citocromo C através de O2-.

Resultado

Demonstrou a carcinina tem ação na reparação do tecido cutâneo em até 43 % a pele, devido a sua ação antioxidante contra degradação fotoinduzida.

Referências

Na escrita do post acessamos algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp