Decerto, a trimebutina acelera o esvaziamento gástrico, induz a fase III do complexo motor de migração no intestino e modula a atividade contrátil do cólon. Recentemente, também tem sido utilizada para diminuir os reflexos induzidos pela distensão do lúmen intestinal em animais e pode, por conseguinte, modular a sensibilidade visceral.
De acordo com Delvaux (1997), o uso de trimebutina demonstrou ser eficaz no tratamento de ambas as dores abdominais, melhorando também a inflamação, tanto aguda quanto crônica. Pacientes com distúrbios funcionais do intestino, síndrome do intestino irritável, especialmente, em doses variando de 300 a 600 mg diariamente, sendo também eficaz no tratamento da dor abdominal em crianças.
Trimebutina na síndrome do intestino irritável (SII)
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma das doenças gastrointestinais funcionais muito comum, o que, consequentemente pode levar a um comprometimento da qualidade de vida do indivíduo, todavia, o uso de trimebutina pode evidenciar melhora dos sintomas da SII
Dumitraşcu, 2006
Estudo I
Trimebutina no tratamento da SII
Uma avaliação realizada com 50 pacientes com a SII, foram divididos em 2 grupos, 25 indivíduos receberam trimebutina (100 mg) 3 vezes ao dia e outros 25 pacientes receberam placebo. Ambos os grupos foram tratados por 2 semanas, avaliou os sintomas da doença, a satisfação do paciente com o tratamento e também a melhora psicológica.
Como resultados
- Os resultados mostram que as relações sociais dos pacientes melhoraram
- Além disso, os sintomas de dor e inchaço tiveram uma melhora mais significativa ao uso da trimebutina do que com o uso do placebo
- Os sintomas, náusea, diarreia, vómitos, anorexia, constipação, foram também melhorados
- Os pacientes apresentaram elevada satisfação com o tratamento com trimebutina (8,1) em contrapartida, o grupo placebo apenas (5,2).
Em conclusão
Ademais, os resultados apontam que o uso da trimebutina pode presentar potencial relevância na melhora dos sintomas da SII, e também da condição psicológica dos pacientes.
Dumitraşcu, 2006
Uso de trimebutina em crianças
De acordo com, Karabulut e colaboradores (2013) foi investigado a prevalência da síndrome, identificaram os sintomas, e examinaram a eficácia de trimebutina em 345 crianças e adolescentes. Para tal, os pais foram convidados a responder um questionário de acordo com, os critérios Roma III (35 perguntas), para diagnosticar a SII.
Metade dos pacientes diagnosticados com SII foram tratados com trimebutina (3mg/Kg/dia) por 3 semanas, e o restante com placebo. Após 3 semanas, os pacientes e os pais foram reavaliados a respeito dos sintomas.
Resultado
Como resultados foi evidenciado que a recuperação clínica foi observada em 94,9% dos pacientes do grupo que recebeu trimebutina, comparado a apenas 20,5% de melhora no grupo placebo.
Conclusão
Em síntese, a utilização de trimebutina em crianças, mostrou ser eficaz na redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável em crianças.
Benefícios da trimebutina
Decerto, o uso de trimebutina tem mostrado consideráveis resultados positivos no tratamento da SII, uma vez que, tem diminuído os sintomas e o desconforto, que os pacientes podem apresentar na dispepsia disfuncional (DF).
Com efeito, a trimebutina mostra resultados favoráveis também ao reduzir sintomas, como a dor epigástrica, a diarreia. Por outro lado, como efeito adverso foram identificados, a constipação e a sede intensa.
Zhong, 2007
Referências
DELVAUX M, WINGATE, D .Trimebutine: mechanism of action, effects on gastrointestinal function and clinical results. J Int Med Res. 1997 Sep-Oct;25(5):225-46.
DUMITRAŞCU DL, STĂNCULETE M. The effect of trimebutine on the psychosocial adjustment to illness in the irritable bowel syndrome. Rom J Intern Med. 2006;44(3):273-80.
KARABULUT , GS. et al. The Incidence of Irritable Bowel Syndrome in Children Using the Rome III Criteria and the Effect of Trimebutine Treatment. JNeurogastroenterol Motil. 2013 Jan;19(1):90-3. doi: 10.5056/jnm.2013.19.1.90. Epub 2013 Jan 8.
ZHONG YQ, ZHU J, GUO JN, YAN R, LI HJ, LIN YH, ZENG ZY.A randomized and case-control clinical study on trimebutine maleate in treating functional dyspepsia coexisting with diarrhea-dominant irritable bowel syndrome. Zhonghua Nei Ke Za Zhi. 2007 Nov;46(11):899-902.