Testofen® - Homem fazendo exercício

O uso de testofen é uma alternativa promissora também para aqueles indivíduos que estão em busca de hipertrofia e força muscular.

Testofen

Testofen é obtido através do extrato seco de feno grego (Trigonella fenum-graecum L.). De acordo com a literatura possui padronização mínima de 50% de fenosídeos (combinação de saponinas esteróides), extraídos das sementes de feno grego e devido a sua rica composição pode atuar com diversos benefícios como aumento de força muscular.

O aumento dos níveis de testosterona pode promover melhora dos sintomas relacionados a níveis reduzidos de andrógenos e ainda levar a um considerável aumento da massa magra.

Trigonella fenum-graecum L. além de efeitos sobre os níveis de testosterona ainda tem propriedade antioxidante, antibacteriana, hipoglicemiante, anti-inflamatória, antiobesidade e antilipidêmica, sendo estes parâmetros associados frequentemente a síndrome metabólica.

(Yadav; Baquer, 2013; Rao et al., 2016; Steels et al., 2017)

Caracterização das folhas (A), sementes (B), pó seco (C) e pó solúvel em água (D) do feno greco

Feno greco

(Nagulapalli et al., 2017)

Como reduzidos níveis de testosterona impacta o organismo

A testosterona é um hormônio produzido em maiores concentrações no organismo masculino e em concentração menores é também encontrado no organismo feminino (figura 1).

Níveis reduzidos desse hormônio pode levar a significativos efeitos negativos na qualidade de vida tanto do público masculino, quanto do feminino devido aos seu mecanismo de ação.

Baixos índices de testosterona estão associados

  • Maior risco para desenvolver síndrome metabólica
  • Reduzido desempenho e desejo na atividade sexual
  • Induz perda de massa magra e força muscular (sarcopenia)
  • Aumento de depósito de tecido adiposo (ganho de peso e circunferência abdominal aumentada
  • Declínio cognitivo
  •  Fadiga, insonia, distúrbios do sono
  • Ondas de calor.

(Steels et al., 2017; Rao et al., 2016)

O testofen tem como vantagem aumentar síntese e níveis de testosterona no organismo, em que grande parte da testosterona está ligada a proteínas globulares e a albumina, somente 2-3% estão livres e circulantes.

O fenosídeo presente no testofen promove separação da globulina para testosterona livre aumentando desse modo, os níveis de testosterona livre.

Modulação dos níveis de testosterona no organismo

força muscular

A associação de prática de exercícios junto a administração de substâncias para melhorar o desempenho na prática de atividade física  e também promover ganho de massa (hipertrofia).

O uso de testofen é uma alternativa promissora também para aqueles indivíduos que estão em busca de hipertrofia e força muscular.

(Yadav; Baquer, 2013; Rao et al., 2016; Steels et al., 2017)

Testofen otimiza níveis séricos de testosterona

 Benefícios do testofen 

  • Hipertrofia e força muscular aumentados
  • Reduzidos efeitos do envelhecimento relacionado a diminuição de testosterona
  • Aumenta libido
  • Significativa melhora do desempenho, desejo e frequência da relações  sexual
  • Ação anabólica
  • Eleva os níveis de testosterona livre cerca de 98-99% comparado a concentração inicial
  • Consegue aumentar índices de estradiol.

(Nagulapalli et al., 2017; Yadav; Baquer, 2013; Rao et al., 2016)

Hipertrofia muscular

Aumento de massa muscular e uma alta performance na prática de atividade física é a grande demanda do público engajado em atividade física e treino. Primordialmente níveis elevados de testosterona, é a grande influenciadora no aumento da hipertrofia e força muscular.

As propriedades do testofen estão associados com desenvolvimento de anabolismo, previne sarcopenia auxiliando no aumento de massa e força muscular e ainda melhora resistência em treinos.

(Rao et al., 2016)

Referências

Rao, A., Steels, E., Inder, W. J., Abraham, S., & Vitetta, L. (2016). Testofen, a specialisedTrigonella foenum-graecumseed extract reduces age-related symptoms of androgen decrease, increases testosterone levels and improves sexual function in healthy aging males in a double-blind randomised clinical study. The Aging Male, 19(2), 134-42.

Steels, E., Steele, M. L., Harold, M., & Coulson, S. (2017). Efficacy of a Proprietary Trigonella foenum-graecum L . De-Husked Seed Extract in Reducing Menopausal Symptoms in Otherwise Healthy Women: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Study. Phytotherapy Research, 31(9), 1316-22.

Yadav, U. C. S., & Baquer, N. Z. (2013). Pharmacological effects ofTrigonella foenum-graecumL. in health and disease. Pharmaceutical Biology, 52(2), 243-54.

Nagulapalli Venkata, K. C., Swaroop, A., Bagchi, D., & Bishayee, A. (2017). A small plant with big benefits: Fenugreek (Trigonella foenum-graecum Linn.) for disease prevention and health promotion. Molecular Nutrition & Food Research, 61(6), 1600950.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.