Heap,Of,Psyllium,Husk,In,Wooden,Spoon,And,Bowl,On

O Plantago psyllium é um suplemento prebiótico à base de fibras bastante utilizado e bem tolerado, com a finalidade de proporcionar diversos benefícios à saúde. Um trabalho publicado por Pal e colaboradores (2012) mostra, que os benefícios do P. psyllium melhoram os níveis de glicose e a resposta à insulina. Além disso, pode mediar controle da pressão arterial, bem como o perfil lipídico, e dessa forma reduz fatores de risco da síndrome metabólica.

Benefícios do psyllium na síndrome metabólica

De conformidade com estudos também tem-se relatado os benefícios do consumo de P. psyllium no aumento da saciedade, que por consequência, reduz o apetite.

O consumo de psyllium pode ser uma considerável alternativa a pacientes que possuem fatores de risco para desenvolvimento da síndrome metabólica, tais como dislipidemia, hiperglicemia, perda de peso bem como aumento da saciedade.

Pal, 2012

Estudo I

P. psyllium na síndrome metabólica

De acordo com estudo randomizado avaliou os efeitos da suplementação com psyllium na sensibilidade à insulina e outros parâmetros da síndrome metabólica em uma população de 47 adolescentes saudáveis do sexo masculino, com alto índice de obesidade.

Ademais, os pacientes foram divididos em dois grupos, o grupo A recebeu 6 g diariamente de psyllium, por outro lado, o grupo B recebeu placebo  durante seis semanas. Após duas semanas os participantes receberam a intervenção oposta por um período adicional de seis semanas.

Como resultado

  • Conforme os resultados após a análise, o percentual de gordura corporal no grupo suplementado com fibra foi reduzido em 4%
  • Houve  também redução de LDL de 6%
  • Em suma, a adesão ao estudo foi de 87% dos pacientes fizeram uso de mais de 80% das cápsulas prescritas.

Conclusão

Em síntese, os resultados mostraram que a utilização de Plantago psyllium (fibra) melhorou a distribuição de gordura e o perfil lipídico dos adolescentes, e além disso, não foram registrados eventos adversos.

Bock, 2012

P. psyllium sobre a constipação

De acordo com Quitadamo e colaboradores (2012) um estudo comparou a eficácia de uma mistura de fibras de acácia (goma guar), fibra de Plantago psyllium e frutose (AFPFF) associado a polietileno-glicol 3350 combinado com eletrólitos (PEG + E) no tratamento de 100 crianças com idade média de 2,7 anos, portadoras de constipação funcional crônica (CFC).

O estudo teve por finalidade avaliar a segurança e eficácia da AFPFF no tratamento de crianças com CFC. As crianças foram, aleatoriamente, divididas em dois grupos e suplementadas por 8 semanas. Foram avaliados a freqüência de evacuações, consistência das fezes, incontinência fecal, e melhoria de outros sintomas gastrointestinais associados.

  • 50 crianças receberam AFPFF (16,8 g)
  • Outras 50 crianças receberam PEG + E (0,5 g / kg/d) durante 8 semanas.

Como resultado

  • Foi apontada uma taxa de adesão ao tratamento de 72% para AFPFF e de 96% para PEG + E
  • Foi observada também uma melhora significativa da constipação em ambos os grupos, após 8 semanas, sendo 77,8% com AFPFF e 83% das crianças tratadas com PEG + E.

Em conclusão

Tanto no grupo que utilizou PEG + E quanto o grupo em uso de AFPFF não houve relato de efeitos adversos. Ambas as substâncias mostraram ser seguros e eficazes no tratamento de CFC, sendo a mistura de fibras uma boa opção para tratar a constipação.

Quitadamo, 2012

Referências bibliográficas

Bock, M. et al. Psyllium Supplementation in Adolescents Improves Fat Distribution & Lipid Profile: A Randomized, Participant-Blinded, Placebo-Controlled, Crossover Trial. PLoS One. 2012; 7(7): e41735.

Pal S, et al. Effects of psyllium on metabolic syndrome risk factors. Obes Rev. 2012 Nov;13(11):1034-47.

Quitadamo P, et al. A randomized, prospective, comparison study of a mixture of acacia fiber, psyllium fiber, and fructose vs polyethylene glycol with eletrolytes for the treatment of chronic functional constipation in chilhood. J Pediatr. 2012 Oct;161(4):710-5.e1. 

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.