Morikol, tripeptídeo de colágeno marinho eleva a produção de colágeno.
A presença de biopeptídeos de colágeno reduz a perda de densidade e elasticidade da pele e ainda reduz a degradação de colágeno. Promove estímulo da proliferação, diferenciação de fibroblastos e hidratação e ainda reduz citocinas inflamatórias na pele e nas articulações.
Perda de colágeno com o envelhecimento
Embora em fases embrionárias aconteça uma constituição regular e acentuada de fibroblastos na estrutura dérmica. A perda de colágeno é gradual com o passar dos anos e afeta todo e qualquer ser humano.
A partir da idade de 30 anos cerca de 1 % de colágeno é perdido a cada ano. E os sinais podem ser percebidos na aparência de um pele enrugada como também com rugas e linhas de expressão. Alguns fatores externos podem ser altamente relevantes para a perda de elasticidade.
Fig.1- Comparação de estruturas de uma pele jovem e de uma pele envelhecida
(Literatura técnica: Vepakum; Pedroso, 2009; Bolke et al., 2019; Varani et al., 2006)
A perda de colágeno é gradual com envelhecimento
Enquanto em uma pele jovem as fibras de colágeno tem como característica considerável quantidade de fibroblastos e organização do colágeno. Já em contrapartida em uma pele madura é possível perceber a desorganização das fibras e reduzido número de fibrobastos.
Conforme estudos apontam o colágeno corresponde a 30% do conteúdo total de proteína e 6% do peso corporal corresponde a colágeno.
(Pedroso, 2009; Bolke et al., 2019)
Fig. 2- Comparação de estruturas de uma pele jovem e de uma pele envelhecida
(Varani et al., 2006)
Alternativa para reduzir sinais do envelhecimento
A suplementação tanto por via tópica como também por via oral é uma opção para reduzir os sinais do envelhecimento. Seja homem ou mulher ter uma pele esticadinha e uniforme é sonho de muitos.
Uso oral – Substâncias de uso oral, como colágeno hidrolisado, peptídeos bioativos de colágeno, estímulo da atividade de fibroblastos, aminoácidos, vitaminas e vegetais (fitoterápicos) com potencial antioxidante e antiglicante podem ser uma considerável opção contra os sinais do envelhecimento.
Uso tópico – Já é conhecido de muitos que a atuação de fatores de crescimento, substâncias indutoras de colágeno e de fibroblastos, redução da atividade de enzimas que degradam colágeno e elastina, aumento da ação antioxidante, indutores da renovação celular e da hidratação estão entre as opções mais utilizadas nos consultórios a fim de reduzir o envelhecimento cutâneo.
(Varani et al., 2006; Bolke et al., 2019)
O que é o morikol?
Ademias morikol tem em sua composição 15% de peptídeos de baixo peso. Estas moléculas de baixo peso molecular apresentam cadeias menores de proteínas tendo como resultado facilitada digestão e por consequência resulta em alta biodisponibilidade no organismo.
Fig.3- Representação esquemática de morikol
No entanto, Morikol fornece 15 vezes mais peptídeos de baixo peso molecular (<300 Da). Em sua produção utiliza-se processo enzimático o que resulta num peptídeo de colágeno de baixo peso molecular (LMWCP).
(Literatura técnica: DolCas Biotech, LLC; Kim et al., 2018; Ohara et al., 2010)
Como a produção de colágeno pode ser melhorada pelo morikol?
E com isso morikol promove melhorada absorção e, consequentemente, biodisponibilidade para sua atividade no organismo e com isso resultados altamente significativos promovendo, saúde e bem estar nas mais variadas rotinas.
(Literatura técnica: DolCas Biotech, LLC; Kim et al., 2018; Ohara et al., 2010)
Morikol pode prevenir danos a pele exposta a radiação UVB
Conforme altamente biodisponível e encontrado em altas concentrações plasmáticas após a sua ingestão, morikol possui também a capacidade de prevenir danos da pele exposta à radiação UVB.
Fig. 4- Absorção de morikol no organismo
De certo já é conhecido os prejuízos da exposição aos raios UVB através do aumento da liberação de MMPs (enzimas de degradação), especialmente as MMPs 1, 3 e 9 que penetram nas camadas mais profundas da pele e danificam as fibras colágenas. Os tripeptídeos de colágeno marinho (MoriKol) podem auxiliar na proteção das fibras de colágeno, e tem por resultado redução da liberação de MMPs.
(Literatura técnica: DolCas Biotech, LLC)
Alta biodisponibilidade do morikol
Com efeito uma alta biodisponibilidade de peptídeos bioativos de colágeno de baixo peso molecular promove elevada absorção e dessa forma permite também a entrega de uma sequência específica de aminoácidos (Glicina-Prolina-Hidroxiprolina), elementos essenciais para a produção de colágeno.
(Literatura técnica: DolCas Biotech, LLC; Kim et al., 2018)
Fig. 5- Comparação da biodisponibilidade de morikol e outros tipos de colágeno
(Literatura técnica: DolCas Biotech, LLC)
Mecanismo de ação de morikol no aumento da produção de colágeno
- Induz desenvolvimento, migração e ativação de fibroblastos
- Participa na indução da produção de colágeno tipo I devido a alta biodisponibilidade e absorção de peptídeos bioativos de colágeno
- Com efeito atua na redução da expressão de metaloproteinases (MMPs) e da atividade das gelatinases
Indicação e benefícios de morikol
- Estimula migração de fibroblastos
- Indução da síntese de colágeno tipo I
- Estimula hidratação, elasticidade e reduz fotoenvelhecimento cutâneo
- Melhora da função de barreira e reduz perda de água transepidermal
- Recuperação das fibras de colágeno e elastina.
(Literatura técnica: DolCas Biotech, LLC; Kim et al., 2018; Yazaki et al., 2017; Ohara et al., 2010)
Benefícios do morikol além da produção de colágeno
Melhora do desenvolvimento e migração de fibroblastos, eleva síntese de colágeno, reduz citocinas inflamatórias na pele e articulações e ainda melhora hidratação cutânea. Todavia a entrega de uma sequência dos aminoácidos (glicina-prolina-hidroxiprolina) é primordial para a produção de colágeno.
(Literatura técnica: DolCas Biotech, LLC; Kim et al., 2018)
Estudo
Tripeptídeos de colágeno aumentou a hidratação cutânea
Um estudo duplo cego, randomizado e controlado por placebo, 64 mulheres, de idade de 40 a 60 anos diagnosticadas com fotoenvelhecimento. Fizeram uso diariamente de 1g de tripeptídeos de colágeno por 12 semanas.
Como resultado
Percebeu-se resultados significativos na redução das rugas, perda de água transepidermal (TEWL) elevando a hidratação da pele
Fig.6- Resultados da utilização de 1 g de Morikol ao dia por 12 semanas
(Kim et al., 2018)
Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.
Referências
Na escrita do post acessamos algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.