Microbiomex® - Sistema digestivo

Microbiomex é um extrato natural de frutas cítricas que diminui a inflamação do intestino e melhora a imunidade.

Microbiomex é um flavobiótico atuante na saúde intestinal e na imunidade

Inicialmente, o microbiomex é um flavonoide obtido a partir do extrato de Citrus sinensis e Citrus paradisi padronizados em 80% de hesperidina e 5% de iso-naringina. Microbiomex foi especialmente desenvolvido para atuar com alteração positiva no microbioma do intestino, com influência direta no intestino, potencializando a presença da microflora e melhorando a barreira intestinal.

(Favela-Hernández et al., 2016; Literatura técnica do fornecedor: Biovital)

A microbiota humana é individual em sua composição e quantidade de microrganismos presentes. Entretanto, esta sofre influência de diversos fatores como, idade, genética, hábitos alimentares e uso de medicamentos.

Em condições de homeostasia, os microrganismos exercem suas funções adequadamente. Porém, em casos em que há qualquer mudança no estado de equilíbrio do organismo (como deficiência ou resposta exacerbada do sistema imune, alterações na microbiota intestinal e desordens inflamatórias) pode ser desencadeadas desordens no organismo e, também, na mucosa intestinal.

Com efeito uma microbiota equilibrada possui uma dinâmica organizada na quantidade e variedade dos diversos microrganismos (bactérias, fungos, vírus). A microbiota intestinal possui grande influência no equilíbrio da imunidade, sendo essencial para a manutenção da saúde. Quando há uma condição de desequilíbrio ou disbiose como é comumente conhecida pode trazer a uma maior susceptibilidade de desordens inflamatórias cronicas, hipersensibilidade, doenças autoimune e infecções.

(Lazar et al., 2018; Kumar  et al., 2019)

Figura 1- Relação entre microbiota e inflamação e ainda interfere em outros fatores

Relação entre microbiota e inflamação

(Boulangé et al., 2016)

Sendo assim, o aumento de doenças inflamatórias e autoimunes está associado a desequilíbrio também na microbiota intestinal. Conforme as pesquisas recentes, é sugerido que diferentes polifenólicos e probióticos são capazes de modular a estrutura e função do microbioma intestinal, e desse modo, pode afetar beneficamente a saúde não só do intestino, mas também do sistema imune.

(Lazar et al., 2018)

Benefícios do microbiomex na saúde intestinal

Primordialmente, o microbiomex é útil no aspecto nutricional, apresentando diversos benefícios, como:

  • Manutenção e controle adequado da imunidade, promovendo benefícios na saúde intestinal;
  • Fortalece barreiras intestinais;
  • Melhora na metabolização de nutrientes;
  • Redução da inflamação intestinal;
  • Atua como coadjuvante para performance atlética, podendo ter resultados na saúde intestinal e ainda para promover resultados significativos no bem estar geral .
    (Kumar  et al., 2019)

Evidencia

Em um estudo, duplo-cego, controlado por placebo, indivíduos utilizaram uma dose diária de 500 mg de microbiomex por 12 semanas.

Resultados

Conforme os resultados foi apontado que o microbiomex consegue levar a um aumento de populações de Clostridium clusters XIVa em 43,9%, melhorando o suporte para uma imunomodulação adequada da resposta imune mediada pela barreira intestinal.

Microbiomex e cepas

Por conseguir atuar principalmente no trato gastrointestinal o uso de microbiomex promoveu uma variação na concentração butirato que é um ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).

MICROBIOMEX E BUTIRATO

Seu uso pode ser em diferentes fases do tratamento de desordens intestinais. Na fase intensiva, proporciona melhor controle dos sintoma e seu uso preventivo se dá para melhorar a barreira intestinal.

(Literatura técnica do fornecedor: Biovital)

Pode ser útil a associação de outros ativos ao Microbiomex, promovendo resultados altamente satisfatórios na saúde de modo geral.


Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp