Memória e cognição - Lampada ideia

Suplementação para melhora no desempenho da capacidade cognitiva

Memória e cognição

As alterações na memória e cognição são importantes para a saúde e bem estar, podem levar a sintomas de disfunção cerebral e dificuldade na manutenção de memória e na construção de novos conhecimentos. A perda de memória pode levar a prejuízos na cognição devido dificuldade de retenção de novas informações e conhecimentos bem como pode induzir também a perda de memória, processo comumente associado ao envelhecimento.

A dificuldade para formação de novas memórias frente as novas informações obtidas pode tornar-se um interferente na execução de tarefas bem como o esquecimento ocasional ou até mesmo estendido de informações relevantes para o cotidiano.

Frente a esse desafio de retenção de informações e melhora da performance mental para o desempenho no trabalho e ou em exames surge, a suplementação com moléculas que consegue atuar no estímulo e desenvolvimento da cognição surge como uma alternativa àqueles que precisam dá uma turbinada na memória.

(Partridge et al., 2011; Nicholson & Wilson, 2017)

Impactos da memória e cognição reduzida

A perda de cognição de forma leve afeta inicialmente a memória de curto prazo, causando esquecimento de conversas recentes, compromissos, localização de objetos rotineiramente usados. A memória e a cognição são de extrema importância para um dia a dia saudável e com ausência de grandes constrangimentos.

Tais funções são primordiais para indicar localização, para ter atenção com assuntos e compromissos importantes, para a execução de tarefas e construção de novos conhecimentos através das situações vividas. Com os prejuízos da perda de memória e cognição é necessário buscar modificar ou compensar essa perda, podendo ser por meio da suplementação com ativos que atuam para uma melhora da melhora da performance neurológica.

Além disso, crescentemente há uma demanda cada vez maior por desenvolvimento e domínio cognitivo, atenção focada, além de desenvolvimento da criatividade no trabalho e para o desenvolvimento da rotina diária.

(Partridge et al., 2011; Frati et al., 2015)

Propriedades dos suplementos que estimulam memória e cognição

Principalmente conhecidos como nootrópicos ou drogas inteligentes, são compostos ou suplementação com capacidade para melhorar e estimular o desempenho cognitivo. Eles conseguem atuar por meio de aumento da função mental, como memória, criatividade, motivação e atenção. Existem dois tipos de estimulante nootrópicos, os sintéticos e os naturais (fitoterápicos).

Nootrópicos naturais

São derivados de fitoterápicos e conseguem estimular a função cerebral, bem como torná-lo altamente saudável. Sua atuação é através da vasodilatação de artérias e veias cerebrais. Os nootrópicos naturais tem a capacidade de induzir maior circulação sanguínea e também, ao mesmo tempo, permitirá fornecimento de nutrientes importantes e aumento da energização e oxigênio ao tecido cerebral.

Ao contrário de outras células do organismo os neurônios são irrecuperáveis e insubstituíveis. São células que possuem alto consumo de energia para a manutenção, reparo de compartimentos celulares, manutenção elétrica e de neurotransmissores. Com efeito outro beneficio dos nootrópicos naturais é a redução da inflamação cerebral, promovendo também proteção contra a ação de toxinas e semelhantemente reduz os efeitos do processo de envelhecimento cerebral.

(Suliman et al., 2016)

Mecanismo de ação dos nootrópicos naturais

Semelhantemente consegue atuar também sobre as mudanças na concentração de neurotransmissores existentes.  Por diferentes mecanismos consegue atuar para estimular a liberação de dopamina, captar colina, induzir transmissão colinérgica, rotatividade do fosfatidilinositol e na atividade da fosfatase A2.

Podem também atuar como um modulador alostérico positivo para receptores de acetilcolina ou glutamato. A liberação de neurotransmissor e o aumento da atividade do neurotransmissor induzidas por nootrópicos naturais facilitam o potencial a longo prazo (LTP) e melhoram a transmissão sináptica entre as células nervosas.

(Suliman et al., 2016)

Efeitos dos nootrópicos no aumento da capacidade cognitiva e memória

  • Aumento da capacidade cognitiva;
  • Desenvolvimento e domínio cognitivo;
  • Melhora a transmissão sináptica entre as células;
  • Aprimoramento do processo de aprendizado;
  • Efeito neuroprotetor;
  • Proteção contra danos, toxinas e envelhecimento do tecido cerebral;
  • Elevação da capacidade dos receptores muscarínicos;
  • Facilita a memoria ligada a episódios;
  • Anti-inflamatório sobre o tecido cerebral;
  • Ação antioxidante e reduz processo de envelhecimento cerebral;
  • Potencialização da memória, aprendizado e concentração;
  • Aumento dos níveis de colina, reduzindo o estresse por meio de ação neutoprotetora.
(Malik et al., 2007; Suliman et al., 2016; Frati et al., 2015)

Além disso, tais ativos agem sobre a sinalização cerebral, através da modulação da função e expressão de receptores de neurotransmissores e da sua ação anti-inflamatória central, aumento da produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras.

Assim, mecanismos que podem desenvolver uma resposta satisfatória nas capacidades de memorização e cognição são:

  • Moléculas que atuam como facilitadores do metabolismo cerebral;
  • Uso de ativadores da memória (por reunir diversas propriedades estimulantes cognitivos);
  • Mecanismos envolvidos na melhora da concentração, desempenho da memória, aptidão mental e performance cognitiva em situações de estresse.
(Malik et al., 2007; Suliman et al., 2016)

Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp