probióticos e prebióticos

Diferenciais dos lactobacillus comercializados pela Farmácia Artesanal

    • Os lactobacillus são liofilizados, técnica altamente eficaz na manutenção da atividade e estabilidade (JALALI et al., 2012);
    • Dispensa o armazenamento em geladeira, porém é necessário conservar as fórmulas em local fresco <25ºC);
    • Cepas de lactobacillus com alta atividade e estabilidade;
    • Possui estabilidade, após exposição as enzimas digestivos;
    • Permite a elaboração de fórmulas com concentrações de lactobacillus muito superior a vários produtos disponíveis no mercado (concentrações médias em milhões UFC/dose);
    • Possível formular várias combinações de cepas de lactobacillus conforme o objetivo terapêutico;
    • Permite ajuste de concentrações de lactobacillus conforme o objetivo terapêutico.

Definições de Probióticos e Prebióticos

Probióticos – São micro-organismos vivos capazes de alcançar o trato gastrointestinal e alterar a composição da microbiota, produzindo efeitos benéficos à saúde quando consumidos em quantidades adequadas.

(AGOSTONI et al., 2004; QUIGLEY, 2018; MARKOWIAK &ŚLIŻEWSK, 2017)

Prebióticos – São definidos como carboidratos não digeríveis que estimulam o crescimento e/ou a atividade de um grupo de bactérias no colo, trazendo benefícios à saúde do indivíduo. Para exercer essas funções, algumas características são importantes: resistir à acidez gástrica, à hidrólise por enzimas intestinais e não serem absorvidos pelo trato gastrointestinal (carboidratos não-digeríveis).

São utilizados como substrato para a microbiota intestinal, estimulando seletivamente a proliferação de bactérias que colaboram para o bem-estar e saúde do hospedeiro.

(ROBERFROID, 2007; QUIGLEY, 2018; MARKOWIAK &ŚLIŻEWSK, 2017)

Simbióticos – São compostos pela mistura de prebióticos e probióticos em quantidades variadas, seguindo as mesmas características propostas para esses componentes utilizados de forma separada.

(SOUZA et al., 2010; MARKOWIAK &ŚLIŻEWSK, 2017)

Lactobacillus Liofilizados –  Os Lactobacillus passam por um processo de desidratação sob condições de vácuo, constituído por três etapas, congelamento, desidratação primária e desidratação secundária. O congelamento promove a inércia do lactobacillus, gerando uma interrupção das reações químicas e atividades biológicas.

(PAOLI, 2005; COSTA et al., 2009)
Você precisa estar logado para ver este conteúdo. Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico. Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referencias de literaturas que se encontram neste Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp