Lactobacillus gasseri

O Lactobacillus gasseri é um coadjuvante eficaz na perda de peso e melhora da microflora intestinal.

A obesidade e o Lactobacillus gasseri

A princípio, a obesidade está associada com a alteração na microbiota intestinal. Diferentes espécies de lactobacillus estão associados a diferentes efeitos nas mudanças de peso. Sendo assim, vários estudiosos mostraram que o Lactobacillus gasseri está associado com a perda de peso, sendo isso comprovado por estudos realizados em humanos e em animais.

Além disso, o uso do Bifidobacterium ssp. foi correlacionado com a melhora na tolerância glicose, na secreção de insulina glicose, e inibição da inflamação (reduz endotoxemia, citocinas pró-inflamatórias no plasma e no tecido adiposo). Outro probiótico estudado é o L. plantarum, que mostra redução da massa gorda, pela modulação da adipogênese em pré-adipócitos em maturação.

(PARK et al., 2011; MILLION et al., 2012; CANI et al., 2007)

O Lactobacillus gasseri é um probiótico isolado do leite materno. Sendo assim, alguns estudos realizados em ratos mostram uma inibição no ganho de peso e de tecido adiposo e, além disso, também houve redução dos níveis de glicose em camundongos com diabetes Tipo II ao serem tratados com o L. gasseri.

Kang e colaboradores (2013) realizaram um experimento com camundongos para observar e elucidar o mecanismo envolvido. Para tal, camundongos C57BL/6 receberam dieta normal, dieta rica em sacarose ou dieta rica em sacarose contendo L. gasseri, por 10 semanas.

Os resultados mostraram que o grupo tratado com L. gasseri apresentaram significativa redução no peso corporal e do tecido adiposo. Através de experimentos, os autores concluíram que o probiótico reduz o peso e a gordura corporal através do aumento da expressão de genes relacionados com a oxidação de ácido graxos, e pela redução dos níveis de leptina.

Benefícios e indicação do uso de Lactobacillus gasseri

    • Ajuda na redução de peso e tecido adiposo;
    • Metabolização de adipócitos;
    • Benefícios na proliferação da microbiota intestinal;
    • Ajuda na regulação de enzimas envolvidas na metabolização;
    • Diminui circunferência abdominal;
    • Reduz e previne danos associados a síndrome metabólica;
    • Ajuda na redução dos níveis de glicose.

Estudos

Sob o mesmo ponto de vista, outros estudos têm mostrado que o L. gasseri inibe a absorção de gordura da dieta em ratos e exerce um efeito protetor sobre a adiposidade abdominal. Desta maneira, para estudar este efeito em humanos, foi avaliado o uso do L. gasseri na resposta pós-prandial ao lipídeo sérico em japoneses com hipertriacilglicerolemia, após ingestão de alta carga de gordura.

Os resultados mostraram uma redução nos níveis séricos pós-prandial de ácidos graxos não esferoidais e triacilglicerol, sugerindo uma contribuição na redução do risco de obesidade e diabetes mellitus tipo II.

(OQAWA et al., 2014)

I

Outro estudo realizado em camundongos teve como objetivo estudar o peso corporal, massa de tecido de gordura, conteúdo de gordura no fígado e genes inflamatórios, gene lipogênicos e lipolíticos no fígado. Estes camundongos foram alimentados com dieta de 10% de gordura e L. gasseri por 24 semanas.

Dessa forma, os resultados apontaram que o consumo dos lactobacillus resultou em significativa redução do peso e gordura corporal, com baixo conteúdo de triglicérides no fígado.

II

Uma análise de microarranjos de DNA mostrou que os lactobacillus geralmente inibem o aumento da regulação de genes pró-inflamatórios, incluindo CCL2 e CCR2, no tecido adiposo epididimal. No fígado, inibiram a up-regulação dos genes envolvidos na lipogênese, incluindo ACC1, FAS e SREBP1, mas não alteraram os genes lipolíticos.

Real-time PCR confirmou os resultados de microarray de DNA, em parte mostrando uma redução significativa na expressão de mRNA de CCL2 no tecido adiposo epididimal. O L. gasseri impediu significativamente o ganho de peso corporal, a acumulação de gordura e de expressão de genes pró-inflamatória no tecido adiposo.

Além disso, níveis relativamente baixos de triglicerídeos e redução da expressão de genes lipogênicos também foram observados no fígado. Sugere-se que a melhoria do estado inflamatório do tecido adiposo pode ser um mecanismo possível subjacente ao efeito anti-obesidade dos lactobacillus.

(MIYOSHI et al., 2014)

III

Foi conduzido um outro estudo multicêntrico, duplo-cego, controlado por placebo, randomizado, com 87 adultos com alto índice de massa corporal (IMC) e gordura visceral abdominal. Os participantes foram divididos em 2 grupos, onde ambos receberam leite fermentado, mas apenas um com L. gasseri por 12 semanas.A área da gordura abdominal foi determinada por tomografia computadorizada.

Sendo assim, no grupo que recebeu os lactobacillus houve redução significativa (4,6%) da área de gordura abdominal visceral e subcutânea. Houve, também, perda de peso (1,4%), redução do IMC (1,5%), de circunferência (1,8%) e de quadril (1,5%). Contudo, o L. gasseri mostrou significativo efeito na adiposidade abdominal, sugerindo sua influência benéfica nos distúrbios metabólicos.

(KADOOKA et al., 2010)

IV

Em um novo estudo foram elegidos 110 pacientes, porém apenas 90 indivíduos participaram e concluíram o procedimento e estes foram separados em 3 grupos durante 12 semanas. Destes participantes, 30 ingeriram placebo, 30 em uso de BNR-H e 30 em uso de BNR-L.

Os resultados apresentaram benefícios que indicam que o uso de lactobacilos levou à inibição do aumento da gordura corporal depois de 12 semanas em comparação ao grupo controle, o que diminui o risco de desordens metabólicas e, dessa frma, mostrando que o uso de L. gasseri reduz a obesidade em adultos.

(KIM et al., 2018)

Referências


Cani PD, Neyrinck AM, Fava F, Knauf C, Burcelin RG, Tuohy KM, Gibson GR, Delzenne NM. Selective increases of bifidobacteria in gut microflora improve high-fat-diet-induced diabetes in mice through a mechanism associated with endotoxaemia.Diabetologia. 50(11), 2374-83, 2007.
Kadooka Y, Sato M, Imaizumi K, Oqawa A, et al.Regulation of abdominal adiposity by probiotics (Lactobacillus gasseri SBT2055) in adults with obese tendencies in a randomized controlled trial.Eur J Clin Nutr. 64(6), 636-43, 2010.
Million M1, Angelakis E, Paul M, Armougom F, Leibovici L, Raoult D.Comparative meta-analysis of the effect of Lactobacillus species on weight gain in humans and animals.Microb Pathog. 53(2), 100-08, 2012.
Miyoshi M, Oqawa A, Higurashi S, Kadooka Y.  Anti-obesity effect of Lactobacillus gasseri SBT2055 accompanied by inhibition of pro-inflammatory gene expression in the visceral adipose tissue in diet-induced obese mice.Eur J Nutr. 53(2), 599-06, 2014.
Oqawa A, Kadooka Y, Kato K, Shirouchi B, Sato M. Lactobacillus gasseri SBT2055 reduces postprandial and fasting serum non-esterified fatty acid levels in Japanese hypertriacylglycerolemic subjects.Lipids Health Dis. 13, 36, 2014.
Park DY, Ahn YT, Huh CS, Jeon SM, Choi MS. The inhibitory effect of Lactobacillus plantarum KY1032 cell extract on the adipogenesis of 3T3-L1 Cells.J Med Food. 14(6), 670-75, 2011.
Kang JH, Yun SI, Park MH, Park JH, Jeong SY, Park HO. Anti-obesity effect of Lactobacillus gasseri BNR17 in high-sucrose diet-induced obese mice.PLoS One. 8(1), e54617, 2013.
Kim, J., Yun, J. M., Kim, M. K., Kwon, O., & Cho, B. Lactobacillus gasseri BNR17 supplementation reduces the visceral fat accumulation and waist circumference in obese adults: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Journal of Medicinal Food. 21(5), 454–61, 2018.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.