Inflamações e desordens articulares

Compartilhe este conteúdo

A inflamação é  uma resposta do próprio organismo a uma infecção ou lesão tecidual. Em um processo inflamatório tem-se como características dor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço), febre e calor, que leva a um aumento do fluxo sanguíneo local. Os mecanismos moleculares responsáveis ​​pelo desenvolvimento dos sintomas são resultados de uma expressão acentuada de um subconjunto de genes que normalmente mantêm a homeostasia fisiológica. Inúmeras doenças são causadas ou agravadas pela inflamação. As inflamações e as desordens articulares estão intimamente ligadas, podendo aparecer como artrite reumatoide, espondiloastropatias, osteoartrite, artrite infecciosa e artrite induzida por cristais. São patologias que acometem o tecido conjuntivo, ósseo e muscular, muitas vezes levando a uma incapacidade nas atividades do dia a dia, devido a presença de sintomas incômodos. Os processos e eventos provocados pela inflamação são necessários e fazem parte da homeostasia possuindo muitos benefícios, mas as reações de inflamação também podem ser excessivas e levar a resultados prejudiciais como no caso de desordens articulares.

Opções terapêuticas para tratar a inflamação e desordens articulares

O tratamento da inflamação se baseia na controle da liberação de mediadores, tais como o óxido nítrico (NO), prostaglandinas (PGs), fator de necrose tumoral-α (TNF-α) e interleucinas (ILs). Geralmente desempenham um papel no controle de funções importantes como a regulação da pressão sanguínea, agregação plaquetária e a temperatura corporal. A inibição seletiva destas e de outras moléculas envolvidas na  atividade inflamatória continua a ser um objetivo importante para o tratamento eficaz da terapêutica para tratar a inflamação e desordens articulares. Tendo em vista a inibição e controle dos mediadores da inflamação, os anti-inflamatórios naturais são uma opção para o tratamento da inflamação e desordens articulares. A Curcuma longa, Uncaria tomentosa e a Boswellia serrata  são algumas opções destes anti-inflamatórios. Uma de suas diversas propriedades é a inibição de mediadores da inflamação, exercendo, assim, ação anti-inflamatória e ainda conseguem atuar na proteção do tecido cartilaginoso, como N-Acetil-D-Glucosamina e colágeno tipo II.  

Faça o download do arquivo no link abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Você precisa estar logado para ver este conteúdo. Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico. Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Veja outros artigos

Telemedicina
Médicos

Telemedicina

Compartilhe este conteúdo

Compartilhe este conteúdo Conforme o cenário atual, no enfrentamento da infecção por Covid-19, a telemedicina torna-se uma ferramenta primordial para a assistência médica ainda que

Deixe um comentário