Imunidade

Personalização na prevenção e tratamento de alergias

A imunidade é um mecanismo de resposta do organismo ao stresse e agressão que o organismo sofre, ligado a imunidade inata (que o indivíduo nasce com ela) e resposta adaptativa (desenvolvida pela exposição continua ou ocasional a microrganismos e patógenos). A resposta imune, inata ou adaptativa, é capaz de ativar o sistema imune inato através de sinalização de vários receptores de superfície, levando a uma resposta anti-inflamatória, à destruição de microrganismos e regulação de moléculas mediadoras e inibidoras da inflamação.

O papel biológico da imunidade está envolvido na ação sobre microrganismos, na imunomodulação, no controle dos níveis de leucócitos no sangue, eno equilíbrio da proporção da linhagem mielocítica e na adesão e produção de células e liberação de citocinas. Tendo ainda interação direta com células dendríticas e monócitos/macrófagos, modulando seus papéis funcionais em processos inflamatórios e infecciosos

Papel biológico e otimização da resposta imune

Várias moléculas já intrínsecas ao organismo, ou mesmo quando ingeridas, podem provocar estimulação ou inibição de moléculas que interferem na resposta imune, levando a melhores respostas ou até a supressão da resposta. Isso acontece no caso da vitamina D, Nucleotides®, probióticos, Biomaps, L-glutamina e ativos envolvidos na inibição de histamina. Essas substâncias e suas propriedades estão ligadas a supressão de doenças autoimunes, ação anti-inflamatória com sinalização para levar a diferenciação de substancias especificas em determinadas funções, como a vitamina D, por exemplo.

Os Nucleotides® e a L-glutamina levam a  proteção das barreiras intestinais, desenvolvendo uma melhor resposta as infecções intestinais e atuando ainda na absorção de nutrientes. Os BioMAMPS – moléculas de fragmentos ativos na forma de lisados proteicos desenvolvidas a partir de microrganismos, atuam na imunomodulação e coadjuvante na produção de citocinas anti-inflamatórias.

São opções para a terapêutica ser cada vez mais assertiva e benéfica ao paciente otimizando a resposta imune com ações e vantagens em todo o organismo.

 

Faça o download do arquivo no link abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Veja outros artigos

Endocrinologia

Imunomodulação do sistema imune

Imunomodulação do sistema imune para uma resposta eficaz que pode atuar na prevenção e na redução de infecções das vias respiratórias. O sistema imune pode

Sistema-Imune
Geriatria

Suplementação para reforço do sistema imune

Suplementação para reforço do sistema imune com diferentes moléculas propícia melhora da imunomodulação e pode atuar contra infecções das vias aéreas superiores por patógenos. Resposta

Deixe um comentário