fbpx
Hidratação para nefropatas - mulher passa creme

Hidratação e nutrição de peles ressecadas, restituindo a barreira hidrolipídica evitando a perda de água transepidermal.

O tratamento da desidratação para nefropatas

A hidratação é uma demanda certamente importante do organismo, uma vez que pode propiciar impactos na saúde de diferentes sistemas do organismo. Primariamente a hidratação dá-se em conservar ou reduzir a perda de água cutânea, com efeito a desidratação pode promover prejuízos ao organismo. Além disso, o ressecamento cutâneo e de mucosas é um parâmetro considerável assim como a função renal e principalmente o trato urinário também podem ser afetado pela desidratação, por isso a importância de se manter uma hidratação adequada para nefropatas. Todavia a utilização de bases com propriedades e sensorial agradável, devido a propriedades como, umectação, emoliente, oclusão e até mesmo otimizar a síntese  de ceramidas. Semelhantemente uma formulação com diferentes substâncias e com atuação por diferentes mecanismos pode promover hidratação e com efeito ser uma alternativa significativa para a hidratação.

(Spada et al., 2018; Gagnon & Desai, 2013)

Fatores que podem afetar a hidratação em nefropatas

A integridade da barreira cutânea pode ser afetada por diferentes fatores internos e externos. Por consequência pode levar ao ressecamento e desidratação cutânea. Do mesmo modo, a perda de lipídios, pode ser também um fator interferente para desencadear a desidratação, principalmente indivíduos de maior idade, uma vez que estes apresentam considerável perda de lipídios e também de outras moléculas devido ao envelhecimento. Outra condição que afeta a saúde cutânea é a apresentação clínica de insuficiência renal em pacientes nefropatas, uma vez que a ingestão de líquido e a perda de lipídios é reduzida. Em contrapartida são fatores altamente impactantes para uma adequada hidratação, sendo assim, o uso de bases ricas em fosfolipídeos pode ser uma alternativa para auxiliar na manutenção da hidratação cutânea.

(Spada et al., 2018; Boer et al., 2016)

Componentes importantes para propiciar significativa hidratação

A integridade do estrato córneo é um fator considerável para uma pele saudável. Entre os componentes primordiais estão aminoácidos, ácido carboxílico pirrolidone (PCA), ácido urocânico, ácido lático,ureia, ceramidas, ácidos graxos livres, colesterol, eletrólitos e lipídios. As bases e sua composição possuem uma composição combinada a fim de favorecer a melhora da hidratação e da melhora da função de barreira. No entanto, a hidratação para nefropatas requer intervir nas dificuldades para a manutenção adequada da hidratação cutânea.

Embora a ingestão reduzida de líquidos (água), pode levar a perda de elasticidade e ao aparecimento de rugas e ressecamento cutâneo, sendo assim, faz-se necessário e muito importante cuidar da saúde da pele, assim como de outras condições que afetam a saúde e o bem estar geral do indivíduo acometido por alterações cutâneas.(Spada et al., 2018; Gagnon & Desai, 2013;

Boer et al., 2016
)

Mecanismo para hidratação

Apesar de haver a perda de água transepidermal com o passar dos anos devido a quantidade de ceramidas estarem reduzidas, com efeito a reposição de ceramidas e de componentes essências para o extrato córneo, de conformidade com as suas propriedades, por consequência, as ceramidas podem otimizar a atuação de células da bicamada lipídica, impedindo a perda de água transepidermal e além disso, consegue elevar a hidratação cutânea. Desse modo, uma quantidade maior de  ceramidas pode auxiliar na restauração da função de barreira e ainda propiciar significativa hidratação.

(Spada et al., 2018; Gagnon & Desai, 2013)

Bases dermatológicas com capacidade de atuar na manutenção adequada da hidratação para nefropatas

Primordialmente, o uso de componentes que atingem com maior facilidade os potenciais da permeabilidade, sendo viável, é requisito essencial para a hidratação e até mesmo a associação de ativos para melhorar a restauração do tecido lesionado. Dessa forma, bases ricas em fosfolipídeos promovem benefícios quanto a, funcionalidade, sensorial, proteção, melhora da função de barreira e  hidratante, uma vez que possuem a capacidade de atuar como coadjuvante na restauração da barreira cutânea e permitir a associação de outros ativos para restaurar o tecido cutâneo. As bases dermatológicas como Repair cream/Lotion K, Hidraskin e Newskin são ricas em fosfolipídeos, tornando uma alternativa para a hidratação em pacientes nefropatas.

(Literatura técnica do fabricante: International Flavors & Fragrances Inc. & Biotec)

Diferentes propriedades das bases dermatológicas para atender a hidratação para nefropatas

As bases dermatológicas foram desenvolvidas com características diferentes, pensando nos diferentes tipos de permeação e também das diferentes características do tecido cutâneo.

Base Hidraskin

Entre suas características está uma composição balanceada, e desse modo apresenta isenção de petrolatos, parabenos, silicones e propilenoglicol. Possui excelente propriedade hidratante e com efeito pode impedir o aspecto oleoso, além disso, ainda confere maciez, sedosidade e significativo toque seco.

Características de permeação da base Hidraskin

permeação hidraskin

Base New skin

Possui em sua composição conteúdo lipídico biomimético e por conseguinte, forma um filme na superfície da pele prevenindo alguns tipos de danos. Os fitoesterois podem atuar com efeito calmante e suavizante a pele irritada. Possui a capacidade de melhorar a biodisponibilidade dos ativos contidos na formulação, podendo ainda auxiliar na reconstrução da barreira cutânea, além disso, ainda possui biocompatibilidade com o tecido cutâneo.

Características de permeação da base New skin

permeação new skin

Base Repair cream/ Lotion K

É uma base elaborada com exclusiva tecnologia para facilitar a absorção dos ativos através da membrana celular, propiciando um sensorial diferenciado. Possui baixo conteúdo oleoso, livre de parabenos, petrolatos e não possui ação comedogênica, além disso ainda possui excelente espalhabilidade e baixa viscosidade.

Características de permeação da base Repair cream

permeação repair

(Literatura técnica do fabricante: International Flavors & Fragrances Inc. & Biotec)
Faça o download do arquivo no link abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referencias

Boer, M., Duchnik, E., Maleszka, R., & Marchlewicz, M. (2016). Structural and biophysical characteristics of human skin in maintaining proper epidermal barrier function. Postepy dermatologii i alergologii, 33(1), 1-5.

Gagnon, A. L., & Desai, T. (2013). Dermatological diseases in patients with chronic kidney disease. Journal of nephropathology, 2(2), 104-09.

Literatura técnica do fabricante: International Flavors & Fragrances Inc. & Biotec.

Spada, F., Barnes, T. M., & Greive, K. A. (2018). Skin hydration is significantly increased by a cream formulated to mimic the skin’s own natural moisturizing systems. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, 11, 491-97.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google