fbpx
Hair app

Hair APP (INCI name: Lysine Carboxymethyl Cysteinate), efeito liso duradouro, proteção térmica e disciplina natural para os fios por muito mais tempo.

 

Primordialmente Hair APP é uma molécula com alta tecnologia, possui aminoácidos biomiméticos semelhantes àqueles contidos na estrutura natural do cabelo. Hair APP, efeito liso duradouro, proteção térmica e disciplina natural para os cabelos por muito mais tempo.

Por outro lado Hair APP atua, com o propósito de melhorar a reestruturação dos fios devido a presença de lisina e cisteína, componentes naturalmente presentes na estrutura do cabelo.

Semelhantemente contribui certamente para a reconstrução dos fios fazendo a reposição de elementos essenciais a fibra capilar e além disso, ainda reorganiza as ligações entre os aminoácidos, estendendo seu efeito liso por até 48 horas

(Sinerga, 2019)

Propriedades do Hair App

De fato Hair app é um ativo desenvolvido para auxiliar no efeito liso e além disso ainda consegue auxiliar na preservação dos fios após o uso de produtos químicos, principalmente após uso de produtos para efeito liso dos fios e também antes do uso da chapinha e secador para exercer sua ação como protetor térmico.

Todavia sua composição fornece constituintes que impactam não só na estruturação do fio, mas também na sua penetração da cutícula até o córtex e desse modo permite organização das ligações dissulfeto.

A presença da lisina permite maior solubilidade do ativo Hair APP, já o grupo carboximetil em princípio atua na proteção e na organização das ligações dissulfeto e além disso consegue elevar a biodisponibilidade do Hair APP e permitir sua atuação nas camadas mais profundas dos fios.

(Sinerga, 2019; Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011; Rashaid et al., 2015)

 

 

A importância da composição do fio capilar

Entretanto, o cabelo é um complexo proteico baseado em fibras. É derivado de estruturas da epiderme, abrangendo os folículos pilosos e a haste do cabelo, que é dividida em três camadas, cutícula, córtex e medula.

Dessa forma a composição do cabelo humano é constituída principalmente por proteínas queratínicas, contendo também, proteínas não queratínicas, lipídios, minerais e polissacarídeos.

(Goluch-Koniuszy et al., 2016; França, 2014)

Queratina

A queratina está presente na constituição capilar e corresponde a 90% do peso capilar, é o principal componente da haste, gerando consequentemente, proteção e resistência aos fios. As fibras de queratina torcidas em espiral, presentes no interior da haste do fio (córtex), são as responsáveis ​​pela elasticidade e brilho contínuo dos fios.

(Dias, 2015; Goluch-Koniuszy et al., 2016; Rashaid et al., 2015)

Cisteína

Da mesma forma que a queratina a cisteína é também encontrada nos fios, de 10 a 17%, pois, a taxa de crescimento, o diâmetro e a síntese de proteínas certamente necessitam de cisteína. A cisteína e a metionina são moléculas precursores da queratina, sendo assim, são elementos básicos da constituição capilar.

Primordialmente tem impacto no brilho, força, espessura e resistência dos fios. Ademais a cisteína é muito estável, possui em sua cadeia lateral um grupo tiol e quando exposta ao ar ou sob condições fisiológicas, a cisteína é oxidada, gerando cistina e esta é composta por duas cadeias de cisteína ligadas por interação dissulfeto.

(Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011)

Cisteína e sua importância para os fios

No entanto, a produção de ligações dissulfeto entre os grupos tiol e a disposição dessas ligações gera a caracterização dos fios. Por certo a cisteína possui alto teor de enxofre, presente em grande proporção no cabelo.

A interação entre as proteínas do cabelo dá-se por meio de ligações de hidrogênio e ligações dissulfeto e em virtude disso são as responsáveis pela forma, estabilidade e estrutura da queratina e como resultado está associada a resistência e força mecânica da haste dos fios.

(Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011; Rashaid et al., 2015; França, 2014; Dias, 2015)

Aminoácidos

Aminoácidos essenciais como a L-lisina tem impacto positivo na manutenção do cabelo, está presente principalmente na parte interna da raiz do cabelo, sendo também responsável pela forma e volume conferidos aos fios. Níveis reduzidos de L-lisina permite ao cabelo tornar-se frágil, fino e arrebenta facilmente.

(Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011)

Ação de Hair APP sobre os fios

Devido as suas propriedades e composição Hair APP, efeito liso duradouro. Possui componentes que podem ser atuantes sobre ligações dissulfeto, possui elevada afinidade pelo cabelo devido a presença de componentes semelhantes aqueles contidos na estrutura natural do cabelo, o que permite trabalhar e modelar as propriedades dos fios, devido a semelhança estrutural dos constituintes. 

O Hair APP é um ativo desenvolvido para auxiliar na manutenção do efeito liso e auxiliar na preservação dos fios após o alisamento por processos químicos e antes do uso da chapinha.

(Sinerga, 2019)

Constituição do Hair APP

Sua composição fornece componentes que impactam na estruturação e penetração do ativo sobre os fios, permitindo organização das ligações dissulfeto e proteção térmica aos fios. A presença de lisina no composto permite maior solubilidade do ativo Hair APP.

No grupo carboximetil está proteção e organização das ligações dissulfeto e aumenta a biodisponibilidade do Hair APP sobre os fios, conseguindo atuar em camadas mais profundas, promovendo disciplina natural e efeito liso prolongado.

A atividade dos alisantes sobre os fios leva a quebra das pontes ou ligações de dissulfeto, impedindo a união com a molécula de cisteína e consequentemente, promove um cabelo mais quebradiço.  

A composição de Hair APP (lisina e cisteína) permite força, resistência e proteção térmica aos fios e assim, preserva a saúde dos fios, reduzindo a fragilidade causada pelo processo químico quando os fios são submetidos.

(Sinerga, 2019)

 

Molecula hair App

 

Diferenciais

  • Ausência de alergênicos;
  • Selo GMO free;
  • Ausência de silicones;
  • Não deixa o cabelo pesado;
  • Sua composição não tem agressão aos fios.
(Sinerga, 2019)

Indicação e benefícios

  • Promove reestruturação, força e resistência aos fios;
  • Prolonga o efeito liso por até 48 horas;
  • Preserva o efeito liso após alisamento (progressiva);
  • Protege contra danos ambientais e mudanças climáticas;
  • Proteção à exposição dos fios à altas temperaturas (chapinha e secador);
  • Efeito liso de forma facilitada, rápida e duradoura.
(Sinerga, 2019)

 

Evidência dos benefícios de Hair APP

Estudo I 

Hair App e a resistência dos fios

Foram analisados cabelos antes e após a aplicação de Hair APP, nas concentrações de 3% e 5% e naqueles que não foram tratados com Hair APP. O objetivo foi verificar a capacidade de resistência e a quebra dos fios tratados com Hair APP e não tratados com Hair APP. As avaliações foram feitas pelo aparelho dinamômetro em três áreas do cabelo no tempo inicial (T0) e logo após a aplicação (T1).


Resultado

  • Nas concentrações a 3% e 5% foram percebidas melhoras na capacidade de resistência e no efeito liso logo após a aplicação do produto;
  • A concentração a 5%, apresentou resultados altamente significativos;
  • Foi possível observar que os fios não tratados com Hair APP tiveram resultados negativos sobre a resistência dos fios.
(Literatura do fornecedor: Sinerga Son Evolution)

 

Estudo 1 hair app

 

Estudo II

Efeito liso de Hair APP

Na avaliação sobre o efeito liso de Hair APP foi possível perceber diferenças significativas entre os fios tratados com Hair APP nas concentrações a 3% e a 5% e naqueles não tratados. A análise dos fios foi feita antes e após a aplicação e a avaliação deu-se nos T0h, T8h e T48h.

Resultado

  • Os resultados foram significativos principalmente na concentração a 5%;
  • Na concentração a 3% pode-se notar ainda efeito liso, mas o efeito é superior na concentração a 5%.
(Literatura do fornecedor: Sinerga Son Evolution)


Hair App efeito liso

 

Faça o download do arquivo no link abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

 

Referências

Dias, Tania Cristina de Sá. Avaliação in vitro do efeito de diferentes processos de alisamento químico/térmico na fibra capilar. Tese para obtenção do título de doutor, São Paulo, 2015.

França, S A da. Caracterização dos cabelos submetidos ao alisamento/relaxamento e posterior tingimento. São Paulo, 2014.

Goluch-Koniuszy Z. S. Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause. Przeglad menopauzalny = Menopause review. 15(1), 56–61, 2016.

Literatura do fornecedor: Sinerga Son Evolution.

Rashaid, A. H. B., Harrington, P. B., & Jackson, G. P. Amino acid composition of human scalp hair as a biometric classifier and investigative lead. Analytical Methods. 7(5), 1707-18, 2015.

Strnad, P., Usachov, V., Debes, C., Gräter, F., Parry, D. A., & Omary, M. B. Unique amino acid signatures that are evolutionarily conserved distinguish simple-type, epidermal and hair keratins. Journal of cell science. 124(Pt 24), 4221-32, 2011.

Yang, F. C., Zhang, Y., & Rheinstädter, M. C. The structure of people’s hair. PeerJ. 2, e619, 2014.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google