Enxtra

Alto potencial energético para treinos, melhora no estado de alerta e foco por período estendido, com ausência dos efeitos negativos da cafeína

O EnXtra não só consegue atuar promovendo alto potencial energético para treinos, como também melhora o estado de alerta e foco por período estendido, com ausência dos efeitos negativos da cafeína, consequentemente afeta o estado de alerta, aumenta o foco e concentração.

Os psicoestimulantes são comumente conhecidos por melhorar a cognição e a performance metal, melhorando, estado de alerta e vigília. Os produtos contendo cafeína são comumente conhecidos por promover benefícios fisiológico e cognitivo.

(Srivastava & Pimple, 2017; Srivastava & Pimple, 2018; Srivastava et al., 2018)

Como psicoestimulante a cafeína provoca no entanto, efeito benefício, bem como efeito negativo. O uso prolongado da cafeína certamente desenvolve efeitos adversos como, insônia, palpitações, enxaqueca, tremor, tontura ocasional, entre outros.

(Cornelis, 2019; Srivastava & Pimple, 2017; Srivastava et al., 2018; Srivastava & Pimple, 2018)

Considerações importantes sobre a cafeína

Em contrapartida os efeitos negativos da cafeína são bem conhecidos como “efeito cafeína crash” provocam a princípio o estresse na falta da substância e dependência da substância no organismo quando o organismo é constantemente exposto a cafeína, propiciando a longo prazo efeitos incômodos, no meio de convivência social e também individual, dependendo da percepção e do desgaste com o efeito crash.

(Srivastava & Pimple, 2017)

Os efeitos psicoestimulantes da cafeína são significativamente benéficos sobre o estado de atenção e vigília. Todavia outras alternativas naturais a cafeína são buscadas devido a seus efeitos negativos (cafeína crash). Uma opção natural, segura e bem tolerada de psicoestimulante é o EnXtra, extraído da Alpinia galanga e possui efeito psicoestimulante similarmente a cafeína.

(Srivastava & Pimple, 2017; Srivastava & Pimple, 2018)

 

EnXtra e suas propriedades sobre o estado de alerta

EnXtra, primeiro e único componente botânico, extraído da Alpinia galanga do mesmo modo que a cafeina, seus efeitos psicoestimulantes são semelhantes aos efeitos da cafeína, entretanto, seu efeito é superior para alerta mental, sendo ainda livre dos efeitos negativos (dependência, insônia, palpitações, estresse) da cafeína.

(Srivastava & Pimple, 2017)

De acordo com suas propriedades, o EnXtra promove efeito psicoestimulante ao sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta e o foco por maior período de tempo (até 5 horas) e com efeito consegue ainda exercer ação na prevenção do estresse oxidativo como também atividade anti-inflamatória, analgésica, protetor do trato gastroinstestinal, hipoglicêmica, imunoestimulante, potente antioxidante e ainda reduz colesterol.

(Surekha, 2018; Srivastava, 2018; Ghoshe & Rangan, 2013)

Composição do EnXtra

Em sua composição está diversos fitoquímicos, glicosídeos, flavonoides, terpenoides, polifénois, saponinas e alcaloides. Não só consegue estimular o sistema nervoso central, como também melhorar a performance e foco e concentração para aquelas atividades que demandam foco e concentração, advindos juntamente com a melhora do estado de alerta por período estendido e ainda ausência dos efeitos negativos da cafeína.

(Srivastava et al., 2017; Srivastava & Pimple, 2017; Sivanandan & Surekha, 2018; Srivastava, 2018; Ghoshe & Rangan, 2013)

Mecanismo de ação do EnXtra no foco e na concentração

A ação do EnXtra (Alpinia galanga) está relacionado ao controle da atividade dopaminérgica, por aumentar os níveis de dopamina. Esse aumento dos níveis de dopamina melhora o desempenho visuoespacial, organização mental e bem como neuroproteção.

(Sivanandan & Surekha, 2018; Srivastava, 2018; Srivastava & Pimple, 2017)

No entanto, devido a sua composição rica em diferentes compostos fitoquímicos o EnXtra consegue promover o efeito psicoestimulante, melhorando o estado de alerta através do aumento dos níveis de dopamina e inibição do sítio ativo dos receptores de adenosina.

Além disso sua atividade antioxidante, promove melhora não só da integridade das membranas cerebrais, eliminando e reduzindo o estresse oxidativo e induzindo a redução e supressão dos níveis de acetilcolinesterase (AchE) por inibir seu sitio ativo e assim, como também auxilia no efeito psicoestimulante.

(Srivastava et al., 2017; Srivastava & Pimple, 2017; Sivanandan & Surekha, 2018; Srivastava, 2018)

Indicação e benefícios

  • Melhora do estado de alerta, foco e concentração
  • Aumenta o desempenho em atividades físicas;
  • Eleva performance em treinos;
  • Estado de alerta e vigília sustentados por até 5 horas;
  • Efeitos duradouros do foco e concentração.
  • Reduz estado de fadiga mental.
(Srivastava et al., 2017; Srivastava & Pimple, 2017; Sivanandan & Surekha, 2018)

Diferencial do EnXtra

Premiado como melhor ingrediente esportivo da Nutra Ingredients Awards em 2019 na Ásia e Europa.

Possíveis efeitos adversos

• Pode elevar a acidez estomacal;
• Erupções e pápulas na face;
• Tosse e resfriado.

(Srivastava & Pimple, 2017; Sivanandan & Surekha, 2018; Srivastava, 2018)

Possíveis interações medicamentosas

• Antiácidos;
• Inibidor de bomba de prótons.

Contraindicação

• Gestantes e lactantes;
• Sugere-se cuidados quando paciente em uso de outros fármacos que alteram a pressão arterial.

(Sivanandan & Surekha, 2018; Srivastava, 2018)

Estudos

Estudo I

Estudo randomizado, controlado por placebo, avaliou a eficácia da Alpinia galanga como psicoestimulante. Um total de 124 voluntários jovens, de ambos os sexos, com idade média de 22 anos foram divididos em 4 grupos, EnXtra (Alpinia galanga) (E-AG-01) (34), placebo (38), cafeína (35) e uma combinação de E-AG-01 com cafeína (38).

Avaliou-se os efeitos da EnXtra (Alpinia galanga) como psicoestimulante nos tempos 1, 3 e 5 horas após a administração das substancias.

Resultados

  • Conseguiu promover um estado de alerta e vigilância estendida por até 5 horas;
  • 73% dos indivíduos do grupo E-AG-01 exibiram excelentes resultados sobre o estado de alerta, comparado ao grupo placebo e 47% de melhora no grupo em uso de cafeína;
  • O grupo em uso da cafeína provocou médio efeito sobre o estado de alerta comparado ao grupo EnXtra (Alpinia galanga) (E-AG-01);
  • No grupo placebo não houve significativo aumento do estado de alerta;
  • Quando utilizado cafeína + EnXtra (Alpinia galanga) (E-AG-01) o estado de alerta foi consideravelmente aumentado por 1 hora e em seguida houve uma redução do alerta, além disso os efeitos da cafeína crash estiveram diminuídos quando comparado ao grupo em uso de cafeína isolado;
  • É sugestivo que o uso de EnXtra (Alpinia galanga) (E-AG-01) impede os efeitos da cafeína crash e promove efeitos de alerta por 3 a 5 horas;
  • Levou a efeitos sustentados da atenção e o estado mental da fadiga mental foi reduzida.
(Srivastava et al., 2017)

Figura 1- Efeito do uso de EnXtra sobre a atenção sustentada por maior período nos diversos grupos do estudo

Efeitos sustentados do Enxtra

Fonte: Srivastava et al., 2017

Figura 2- Efeito do uso de EnXtra® no (A) alerta mental e (B) atenção sustentada

Efeitos do EnXtra no alerta mental

Estudo II

124 pacientes foram incluídos em um estudo randomizado, duplo cego, controlado por placebo, 59 indivíduos completaram o estudo, jovens, com idade de 18 a 40 anos, verificou os efeitos de melhora sobre a atenção e alerta, com redução de erros para a execução de atividades, através do uso de EnXtra® (Alpinia galanga) (E-AG-01).

Os pacientes foram analisados conforme a substancia utilizada, placebo (celulose microcristalina) 550 mg, EnXtra (Alpinia galanga) E-AG-01 300 mg + cafeína 200 mg e cafeína + E-AG-01 (200+300mg). Os pacientes foram avaliados nos períodos de 1, 3 e 5 horas após a administração, as avaliações foram baseadas em redução das taxas de erros.

Resultados

  • O uso de E-AG-01 promoveu efeito estimulante no estado de alerta e na atenção, sendo a taxa de erro reduzida e as distrações podem ser evitadas, resultando em menores erros e maior precisão;
  • Os indivíduos tratados com placebo, exibiram uma taxa maior de erro, um padrão comumente observado ao executar as tarefas, as taxas de erro persistiram por 1 hora e foram aumentados gradualmente atingindo 27,3% acima da linha de base no final de 5 horas;
  • Apos a ingestão de 300 mg de E-AG-01, reduziu a taxa de erro por até 5 horas (29,46%) comparado com a linha de base (17,4%);
  • Quando em uso da substancia a taxa de erro da cafeina foi inicialmente diminuída em 1 hora, mas após o fenômeno cafeina crash o indice de erro elevou-se (-14% a +6,4%) por 5 horas, devido a iminente queda dos niveis de cafeina;
  • A administração de E-AG-01 pode ser benéfico para melhorar a velocidade e a precisão durante o desempenho de tarefas que exigem julgamento rápido e resolução do problema. O uso de E-AG-01 pode levar a uma melhora da performance para a execução de tarefas;
  • As mudanças na taxa de erro no grupo E-AG-01 foi de –29,46% (3 horas) e –17,4% (5 horas) e o grupo placebo 4,9% (3 horas) e 26,9% (5 horas), os resultados são clinicamente relevantes. A taxa de erro correlacionou-se inversamente com o desempenho mental, esses resultados confirmam o efeito superior do E-AG-01 sobre placebo.
(Srivastava, 2018)

Figura 3- Escala de avaliação de erros antes e após o uso das substancias

foco e concentração

Fonte: Srivastava et al., 2017

foco e concentração

Fonte: Srivastava et al., 2017

Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp