Flaconetes infantis - Criança vestida de super herói

A utilização de flaconetes infantis traz individualização do tratamento e praticidade

Flaconetes: doses individualizadas aonde você estiver

A apresentação farmacêutica do uso de flaconetes infantis são específicos para conteúdo em dosagem isolada e/ou unitarizada. Pode ser utilizado em diversos ambientes devido a praticidade, segurança e estabilidade que garantem a formulação durante o seu prazo de validade.

As formulações em flaconetes infantis são isentas de açúcar, para saborização é utilizado o edulcorante xilitol. Também se apresenta com ausência de corantes artificiais, o uso de coloração é feito apenas por aquela contida nos ativos presente na formulação.

(Teixeira, 2014; Pinto; Barbosa, 2008)

Vantagens do uso de flaconetes

O flaconete garante um formulação mais saudável, a formulação pensada e planejada para o bem estar do público pediátrico e da sua terapêutica, envolvendo, em uma mesma formulação, diversos ativos diferentes. Normalmente são formulações que contêm grande quantidade de ativos para tratamento de patologias diversas e também para a suplementação quando necessário.

O uso de flaconetes na terapêutica infantil permite a utilização de uma terapêutica personalizada e individualizada, propiciando melhores resultados e maior adesão ao tratamento das crianças.

(Teixeira, 2014)

Uso de flaconetes infantis na terapêutica pediátrica

Os flaconetes na terapêutica infantil permite o uso de uma substância para saborização, o xilitol, um edulcorante de baixo teor calórico. Ainda possui efeito protetor contra a cárie por meio da inibição do crescimento e metabolismo de bactérias cariogênicas.

As terapêuticas onde se tem a utilização de vários ativos numa mesma formulação podem possibilitar uma terapêutica mais eficaz e com maior aderência ao tratamento. Outro benefício é o uso de uma terapêutica personalizada para cada paciente, aonde as necessidades individuais são atendidas.

(Pinto; Barbosa, 2008)

É uma forma farmacêutica disponível para o tratamento pediátrico, que possibilita o uso de uma forma farmacêutica funcional, leve e prática para o dia a dia. Tanto dos pacientes pediátricos quanto para seus cuidadores, pois, um dos fatores que dificultam o tratamento e sua adesão é não ter uma disponibilidade de formulação usual fora da residência.

(Pinto & Barbosa, 2008; Teixeira, 2014)

Referências

Teixeira, W S. Desenvolvimento farmacotécnico de bases edulcoradas alternativas contendo xilitol para uso pediátrico. 2014.36f. Trabalho de
conclusão do curso de Farmácia – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Pinto, S; Barbosa, C. M. Medicamentos manipulados em pediatria: estado actual e perspectivas futuras. Arquimed, Porto, 22(2), 75-84, 2008

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.