doença hemorroidária

A doença hemorroidária, também conhecida por hemorroida é uma condição do organismo em que há dilatação de vasos sanguíneos presentes na região anal desse modo a sua terapêutica visa a prevenção e tratamento das doença hemorroidária.

Eventualmente pode levar a grande desconforto, principalmente devido ao volume aumentado da região anal, podendo ainda apresentar dor, prurido e em alguns casos acima de tudo pode levar a sangramentos no ato de avacuar.

Primordialmente, sua apresentação interna, quando presente no ânus ou na parte inicial do reto, e externas, quando estão na abertura anal, região externa do ânus.

(Hall, 2013; Altomare; Giannini, 2013; Kestřánek, 2019)

Prevenção e tratamento da doença hemorroidária

Dessa maneira o aparecimento é normalmente relacionado a fator genético, podendo ainda ser desencadeada por uso crônico de laxantes, defecação difícil (constipação crônica), gravidez, estilo de vida profissional e esportivo.

Eventualmente, as gestantes são as mais propensas ao desenvolvimento de hemorroidas. Normalmente, homens e mulheres na faixa etária de 45 a 65 anos também são afetados pela hemorroida.

Em princípio a doença aparece quando os vasos e os tecidos de sustentação da região anal estão fragilizados e acabam se dilatando e o encapamento por fina camada de tecido é rompido, levando ao sangramento.

As propostas personalizadas na proctologia são opções variadas para prevenir e tratar a  doença hemorroidária e minimizar seus sintomas aliviando o desconforto.

(Margetis, 2019; Hall, 2013; Altomare; Giannini, 2013)

Como tratar doença hemorroidária

O tratamento para a doença hemorroidária baseia-se, inicialmente, na mudança de estilo de vida e na modificação da alimentação. O aumento da ingestão de fibras e de água para melhorar o fluxo intestinal, que afeta a evacuação. Mudanças nos hábitos de vida tem impacto significativo na redução do desconforto para o paciente.

A associação de ativos com diferentes propriedades pode ser um arsenal terapêutico considerável e vantajoso para prevenção e tratamento das doenças hemorroidárias.

Especialmente, os flebotômicos possuem propriedades relevantes, pois, atuam com considerável benefício na melhora da insuficiência venosa, reduzindo a fragilidade capilar.

(Hernández-Bernal et al., 2015; Altomare; Giannini, 2013)

Agentes terapêuticos para hemorroidas

Uma proposta relevante e apontada pela literatura é principalmente a inibição da síntese de fatores da coagulação, como é o caso da associação de diosmina, cumarina e Centella asiática que mostraram-se eficazes na redução do sangramento, incidência de trombose, redução da hemorroida interna e dor pós-operatória.

(Hernández-Bernal et al., 2015; Kestřánek, 2019)

Você precisa estar logado para ver este conteúdo. Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico. Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp