goMCT - Mulher aquecendo para correr

Fonte energética sustentada e resultado acelerado no desempenho em treinos e auxilio no gerenciamento de peso com goMCT

Energia e gerenciamento de peso

O goMCT é uma nova opção de fonte energética que tem resultado acelerado no desempenho em treinos. A nutrição é um fator importante para as condições de saúde do indivíduo, permitindo-lhe exercer atividades e funções variadas no seu dia a dia. A nutrição adequada e saudável está entre os itens de toda a população, assim, a suplementação muitas vezes se faz necessária com substancias detentores de propriedades altamente benéficas ao organismo.

O goMCT, um novo suplemento energético, é uma molécula constituída de uma associação de fibra acácia e triglicerídeos de cadeia média (MCT) e seus benefícios sobre o organismo estão em suas diversas propriedades, que desenvolvem uma grande ação benéfica ao organismo:

  • Promove indução na produção da microbiota intestinal;
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue;
  • Redução de peso;
  • Aumenta a saciedade;
  • Influência na metabolização e oxidação de gordura;
  • Eleva o gasto energético;
  • Age na produção de corpos cetônicos para obtenção de energia, abastecendo as células nervosas;
  • Melhora o desempenho em treinos e a prática de atividade física.

Seus benefícios são variados e combinados para uma fonte de acelerada de energia alternativa e auxilio no gerenciamento do peso ao ser ingerido.

(Ohnuma et al., 2016; Sung et al., 2018)

O goMCT e sua atuação sobre o organismo

O goMCT é uma molécula de suplementação contendo alto teor de ácido caprílico (C8) e ácido cáprico (C10), é uma combinação patenteada de triglicerídeos de cadeia média (TCMs) e 75% de fibra acácia, sendo excelentes precursores de corpos cetônicos. Possuem percentual calórico reduzido e a fibra acácia contém prebióticos que estimulam uma microbiota intestinal saudável.

Os triglicerídeos de cadeia média estão envolvidos na oxidação de moléculas lipídicas, levando a aumento da queima de calorias, ajudando na perda de peso. Os TCMs atuam beneficamente no metabolismo da mitocôndria o que faz aumentar a síntese de energia.

O goMCT tem atuação sobre o organismo que se mostra benéfica em diversos parâmetros e além disso pode ser utilizado em shakes, cápsulas, bebidas instantâneas e shots, facilitando o seu uso nas diversas formas

(Augustin et al., 2018; Wang et al., 2018)

TCM

TCM ou MCT são triglicerídeos de cadeia média possui cadeia composta de 6 a 12 átomos de carbono, por ser uma cadeia curta, possui propriedades diferenciadas. Estudos apoiam a inserção do uso de triglicerídeos de cadeia média (TCM) e a fibra acácia como suplementação eficaz para a perda de peso, melhores índices de energia e resistência, regulação sobre níveis de expressão de proteínas e ainda saúde cardiovascular, agindo beneficamente sobre os índices lipídicos, sendo assim, a associação destes, dá origem ao goMCT.

(Wang et al., 2018; Ohnuma et al., 2016; Sung et al., 2018; Mumme & Stonehouse, 2015)

Os triglicerídeos são quebrados no intestino pela ação das lipases. Os triglicerídeos de cadeia média (MCTs) são hidrolisados em cadeias contendo de 6 a 12 átomos de carbono, sendo absorvido diretamente através da parede do intestino e transferido rapidamente para o sistema porta, onde os ácidos de cadeia média são rapidamente metabolizados por meio da β-oxidação gerando três cetonas, β-hidroxibutirato, acetoacetato e acetona.

Essas cetonas e quaisquer gorduras que escapam ao metabolismo são distribuídas ao sangue no sistema circulatório. Sendo fonte de energia necessário aos processos e metabolismos do organismo. Sua rápida absorção o torna uma eficaz fonte de energia e disponibilidade de ácidos graxos essenciais para diferentes ações no organismo.

(Augustin et al., 2018)

Goma arábica

A goma arábica (GA) é uma fibra alimentar segura, um exsudato da Acacia Senegal. Possui um alto teor de fibras o que é benéfico para a melhora do níveis lipídicos, com aumento dos níveis de HDL e redução nos índices de triglicérides, eficaz no controle e gerenciamento do peso e consequentemente promove benefícios adequados ao tecido cardíaco, tendo ainda função antioxidante.

(Babiker et al., 2018)

Wang e colaboradores (2018) em estudos feitos com roedores e humanos apontou para a oxidação de ácidos graxos de cadeia média (AGCM) que hidrolisados de MCT leva a redução de peso por meio de maior gasto energético, oxidação das gorduras e ajudando na exacerbação da queima de calorias, o que leva a perda de peso.

Roedores que fizeram uso de MCT tiveram redução de peso corporal, diminuição do acúmulo de gordura, tamanho reduzido dos adipócitos, e estímulo aumentado nos índices metabólicos. Os ácidos graxos de cadeia média vão diretamente para o fígado para ser metabolizado e não há necessidade de transportadores para interiorizar a mitocôndria.

Estudos direcionaram para a ação do MCT como agente regulador na ingestão de alimentos e a saciedade, os resultados indicaram que indivíduos que consumiram refeição associada ao uso de MCT proporcionou ingestão menor quando comparados ao alimentados com triglicerídeos de cadeia longa (TCL).

(Wang et al., 2018; Sung et al., 2018)

Composição

O goMCT contém C8 (ácido caprílico) e C10 (ácido cáprico), MCTs mais eficazes na conversão para cetonas, sendo uma excelente fonte de energia alternativa para o cérebro e músculos de forma mais rápida. As cetonas são consideradas um combustível mais eficiente, sendo utilizadas pelo cérebro, músculos e outros órgãos, além de regularem a utilização de outros substratos energéticos.

goMCT é um interessante suplemento para atletas tanto para quem busca força quanto para quem quer maior resistência

(Wang et al., 2018; Augustin et al., 2018)

SUNG e colaboradores (2018) em um estudo com ratos diabéticos tipo 2 que durante oito semanas foram suplementados com triglicerídeos de cadeia média tiveram redução no níveis de glicose e menor resistência à insulina, devido a menor teor de gordura. Ainda reduziu a síntese hepática de MCT, havendo redução na gordura corporal de forma mais eficaz com uma dieta com baixo teor de gordura.

Os resultados mostram que MCT pode melhorar a oxidação das gorduras, aumentando as atividades da enzimas lipolíticas hepáticas (ACO) reduzindo o tamanho dos adipócitos brancos reprodutivos. MCTs podem promover uma proteção cardiovascular em ratos com DM2 alimentados com uma dieta rica em gordura, melhora o perfil lipídico sérico e reduz o colesterol total hepático. MCT ainda esteve relacionada a uma maior perda peso em comparação a uma dieta sem MCT.

Diferenciais

  • Excelente precursor de corpos cetônicos;
  • Combinação única e patenteada de triglicerídeos de cadeia média (TCMs) (75%) e fibra acácia;
  • Excelente precursor de corpos cetônicos, fonte de energia mais rápida;
  • Teor calórico reduzido;
  • Consegue suportar uma microflora intestinal saudável, devido à presença de fibra de acácia;
  • Alto teor de ácido caprílico (C8) e ácido caprico (C10);
  • Pode ser utilizado em shakes, cápsulas, bebidas instantâneas e shots.

Benefícios

  • Gerencia e controle da perda de peso;
  • Desempenho em treinos
  • Redução da síndrome metabólica;
  • Melhora do perfil lipídico, com benefícios na saúde cardiovascular;
  • Regula dos índices glicêmicos;
  • Eleva a resistência na prática de atividade física;
  • Melhora do desempenho com foco;
  • Aumenta o gasto de energia.
(St-onge & Jones, 2002; Wang et al., 2018; Sung et al., 2018)

Indicação

  • Atletas com demanda de força e resistência extenuantes;
  • Desempenho em treinos
  • Público com necessidade de reduzir o peso;
  • Pacientes com descontrole no peso e nos níveis glicêmicos;
  • Público com demanda de fonte de energia duradoura e rápida.

Mecanismo de ação

  • Oxidação de triglicerídeos de cadeia média (AGCM) levando a exacerbação da queima de calorias, o que leva a perda de peso.
  • Aumento da biogênese mitocondrial por oxidação integral da glicose e do ácido graxo, síntese de ATP, sendo essencial para contração muscular. Oxidação mitocondrial de ácidos graxos de cadeia média gerando energia de forma mais rápida;
  • Regula positivamente e elevado o metabolismo mitocondrial aumentando a produção de energia;
  • TCM são β-oxidados tendo uma indução melhor e maior da acil coenzima A (CoA) desidrogenase de cadeia média o que aumenta a taxa de oxidação, causando redução dos adipócitos;
  • Ativação de vias termogênicas da gordura marrom.
(Wang et al., 2018; Mumme & Stonehouse, 2015; Sung et al., 2018)

desempenho em treinos

Reações adversas

  • Desordens gastrintestinais.
(Ohnuma et al., 2016)

Estudo

Estudo em que 15 atletas esquiadores profissionais de cross-country (esqui no gelo), do sexo masculino, foram avaliados, em treinos e durante as competições em 2014 na Rússia, em média e longa distância.Todos consumiram uma refeição completa contendo 78% carboidrato, 14% gordura e 8% proteína. Amostras de sangue foram coletadas em três tempos diferentes: antes do exercício, imediatamente após início do exercício, 5 minutos após uma corrida de curta distância (1,3 km) e 5 minutos depois da corrida média e longa (15 km).

(Lyudinina et al., 2018)

Resultados

  • Elevou as concentrações de MCTs ácido láurico (С12), ácido mirístico (C14) principais combustíveis obtidos dos ácidos graxos para o metabolismo aeróbico, tendo papel fundamental no desempenho esportivo;
  • Reduziu a quebra de glicogênio;
  • Desempenho em treinos
  • Melhorou a capacidade de resistência durante exercícios de alta intensidade;
  • Aumenta a β-oxidação de MCTs, promovendo energia.

Você precisa estar logado para ver este conteúdo. Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico. Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp