Fonte energética sustentada e resultado acelerado no desempenho em treinos e auxilio no gerenciamento de peso com goMCT
Energia e gerenciamento de peso
O goMCT é uma nova opção de fonte energética que tem resultado acelerado no desempenho em treinos. A nutrição é um fator importante para as condições de saúde do indivíduo, permitindo-lhe exercer atividades e funções variadas no seu dia a dia. A nutrição adequada e saudável está entre os itens de toda a população, assim, a suplementação muitas vezes se faz necessária com substancias detentores de propriedades altamente benéficas ao organismo.
O goMCT, um novo suplemento energético, é uma molécula constituída de uma associação de fibra acácia e triglicerídeos de cadeia média (MCT) e seus benefícios sobre o organismo estão em suas diversas propriedades, que desenvolvem uma grande ação benéfica ao organismo:
- Promove indução na produção da microbiota intestinal;
- Redução dos níveis de açúcar no sangue;
- Redução de peso;
- Aumenta a saciedade;
- Influência na metabolização e oxidação de gordura;
- Eleva o gasto energético;
- Age na produção de corpos cetônicos para obtenção de energia, abastecendo as células nervosas;
- Melhora o desempenho em treinos e a prática de atividade física.
Seus benefícios são variados e combinados para uma fonte de acelerada de energia alternativa e auxilio no gerenciamento do peso ao ser ingerido.
(Ohnuma et al., 2016; Sung et al., 2018)
O goMCT e sua atuação sobre o organismo
O goMCT é uma molécula de suplementação contendo alto teor de ácido caprílico (C8) e ácido cáprico (C10), é uma combinação patenteada de triglicerídeos de cadeia média (TCMs) e 75% de fibra acácia, sendo excelentes precursores de corpos cetônicos. Possuem percentual calórico reduzido e a fibra acácia contém prebióticos que estimulam uma microbiota intestinal saudável.
Os triglicerídeos de cadeia média estão envolvidos na oxidação de moléculas lipídicas, levando a aumento da queima de calorias, ajudando na perda de peso. Os TCMs atuam beneficamente no metabolismo da mitocôndria o que faz aumentar a síntese de energia.
O goMCT tem atuação sobre o organismo que se mostra benéfica em diversos parâmetros e além disso pode ser utilizado em shakes, cápsulas, bebidas instantâneas e shots, facilitando o seu uso nas diversas formas
(Augustin et al., 2018; Wang et al., 2018)
TCM
TCM ou MCT são triglicerídeos de cadeia média possui cadeia composta de 6 a 12 átomos de carbono, por ser uma cadeia curta, possui propriedades diferenciadas. Estudos apoiam a inserção do uso de triglicerídeos de cadeia média (TCM) e a fibra acácia como suplementação eficaz para a perda de peso, melhores índices de energia e resistência, regulação sobre níveis de expressão de proteínas e ainda saúde cardiovascular, agindo beneficamente sobre os índices lipídicos, sendo assim, a associação destes, dá origem ao goMCT.
(Wang et al., 2018; Ohnuma et al., 2016; Sung et al., 2018; Mumme & Stonehouse, 2015)
Os triglicerídeos são quebrados no intestino pela ação das lipases. Os triglicerídeos de cadeia média (MCTs) são hidrolisados em cadeias contendo de 6 a 12 átomos de carbono, sendo absorvido diretamente através da parede do intestino e transferido rapidamente para o sistema porta, onde os ácidos de cadeia média são rapidamente metabolizados por meio da β-oxidação gerando três cetonas, β-hidroxibutirato, acetoacetato e acetona.
Essas cetonas e quaisquer gorduras que escapam ao metabolismo são distribuídas ao sangue no sistema circulatório. Sendo fonte de energia necessário aos processos e metabolismos do organismo. Sua rápida absorção o torna uma eficaz fonte de energia e disponibilidade de ácidos graxos essenciais para diferentes ações no organismo.
(Augustin et al., 2018)
Goma arábica
A goma arábica (GA) é uma fibra alimentar segura, um exsudato da Acacia Senegal. Possui um alto teor de fibras o que é benéfico para a melhora do níveis lipídicos, com aumento dos níveis de HDL e redução nos índices de triglicérides, eficaz no controle e gerenciamento do peso e consequentemente promove benefícios adequados ao tecido cardíaco, tendo ainda função antioxidante.
(Babiker et al., 2018)
Wang e colaboradores (2018) em estudos feitos com roedores e humanos apontou para a oxidação de ácidos graxos de cadeia média (AGCM) que hidrolisados de MCT leva a redução de peso por meio de maior gasto energético, oxidação das gorduras e ajudando na exacerbação da queima de calorias, o que leva a perda de peso.
Roedores que fizeram uso de MCT tiveram redução de peso corporal, diminuição do acúmulo de gordura, tamanho reduzido dos adipócitos, e estímulo aumentado nos índices metabólicos. Os ácidos graxos de cadeia média vão diretamente para o fígado para ser metabolizado e não há necessidade de transportadores para interiorizar a mitocôndria.
Estudos direcionaram para a ação do MCT como agente regulador na ingestão de alimentos e a saciedade, os resultados indicaram que indivíduos que consumiram refeição associada ao uso de MCT proporcionou ingestão menor quando comparados ao alimentados com triglicerídeos de cadeia longa (TCL).
(Wang et al., 2018; Sung et al., 2018)
Composição
O goMCT contém C8 (ácido caprílico) e C10 (ácido cáprico), MCTs mais eficazes na conversão para cetonas, sendo uma excelente fonte de energia alternativa para o cérebro e músculos de forma mais rápida. As cetonas são consideradas um combustível mais eficiente, sendo utilizadas pelo cérebro, músculos e outros órgãos, além de regularem a utilização de outros substratos energéticos.
goMCT é um interessante suplemento para atletas tanto para quem busca força quanto para quem quer maior resistência
(Wang et al., 2018; Augustin et al., 2018)
SUNG e colaboradores (2018) em um estudo com ratos diabéticos tipo 2 que durante oito semanas foram suplementados com triglicerídeos de cadeia média tiveram redução no níveis de glicose e menor resistência à insulina, devido a menor teor de gordura. Ainda reduziu a síntese hepática de MCT, havendo redução na gordura corporal de forma mais eficaz com uma dieta com baixo teor de gordura.
Os resultados mostram que MCT pode melhorar a oxidação das gorduras, aumentando as atividades da enzimas lipolíticas hepáticas (ACO) reduzindo o tamanho dos adipócitos brancos reprodutivos. MCTs podem promover uma proteção cardiovascular em ratos com DM2 alimentados com uma dieta rica em gordura, melhora o perfil lipídico sérico e reduz o colesterol total hepático. MCT ainda esteve relacionada a uma maior perda peso em comparação a uma dieta sem MCT.
Diferenciais
- Excelente precursor de corpos cetônicos;
- Combinação única e patenteada de triglicerídeos de cadeia média (TCMs) (75%) e fibra acácia;
- Excelente precursor de corpos cetônicos, fonte de energia mais rápida;
- Teor calórico reduzido;
- Consegue suportar uma microflora intestinal saudável, devido à presença de fibra de acácia;
- Alto teor de ácido caprílico (C8) e ácido caprico (C10);
- Pode ser utilizado em shakes, cápsulas, bebidas instantâneas e shots.
Benefícios
- Gerencia e controle da perda de peso;
- Desempenho em treinos
- Redução da síndrome metabólica;
- Melhora do perfil lipídico, com benefícios na saúde cardiovascular;
- Regula dos índices glicêmicos;
- Eleva a resistência na prática de atividade física;
- Melhora do desempenho com foco;
- Aumenta o gasto de energia.
(St-onge & Jones, 2002; Wang et al., 2018; Sung et al., 2018)
Indicação
- Atletas com demanda de força e resistência extenuantes;
- Desempenho em treinos
- Público com necessidade de reduzir o peso;
- Pacientes com descontrole no peso e nos níveis glicêmicos;
- Público com demanda de fonte de energia duradoura e rápida.
Mecanismo de ação
- Oxidação de triglicerídeos de cadeia média (AGCM) levando a exacerbação da queima de calorias, o que leva a perda de peso.
- Aumento da biogênese mitocondrial por oxidação integral da glicose e do ácido graxo, síntese de ATP, sendo essencial para contração muscular. Oxidação mitocondrial de ácidos graxos de cadeia média gerando energia de forma mais rápida;
- Regula positivamente e elevado o metabolismo mitocondrial aumentando a produção de energia;
- TCM são β-oxidados tendo uma indução melhor e maior da acil coenzima A (CoA) desidrogenase de cadeia média o que aumenta a taxa de oxidação, causando redução dos adipócitos;
- Ativação de vias termogênicas da gordura marrom.
(Wang et al., 2018; Mumme & Stonehouse, 2015; Sung et al., 2018)
Reações adversas
- Desordens gastrintestinais.
(Ohnuma et al., 2016)
Estudo
Estudo em que 15 atletas esquiadores profissionais de cross-country (esqui no gelo), do sexo masculino, foram avaliados, em treinos e durante as competições em 2014 na Rússia, em média e longa distância.Todos consumiram uma refeição completa contendo 78% carboidrato, 14% gordura e 8% proteína. Amostras de sangue foram coletadas em três tempos diferentes: antes do exercício, imediatamente após início do exercício, 5 minutos após uma corrida de curta distância (1,3 km) e 5 minutos depois da corrida média e longa (15 km).
(Lyudinina et al., 2018)
Resultados
- Elevou as concentrações de MCTs ácido láurico (С12), ácido mirístico (C14) principais combustíveis obtidos dos ácidos graxos para o metabolismo aeróbico, tendo papel fundamental no desempenho esportivo;
- Reduziu a quebra de glicogênio;
- Desempenho em treinos
- Melhorou a capacidade de resistência durante exercícios de alta intensidade;
- Aumenta a β-oxidação de MCTs, promovendo energia.
Você precisa estar logado para ver este conteúdo. Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico. Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.
Referências
Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.