CoQ10

A coenzima Q10, também conhecido, como CoQ10 ou ubiquinona, é um nutriente/suplemento que favorece aumento dos níveis energéticos. Os diferentes tipos de CoQ10 apresentam variação na biodisponibilidade conforme sua estrutura. A coenzima Q10 é uma fonte de energia importante para variados processos metabólicas, especialmente, para as mitocôndrias.

Qual a funcionalidade da CoQ10

Primordialmente, a coenzima Q10 funciona como um cofator na cadeia transportadora de elétrons da cadeia, envolvendo a transferência de elétrons de uma espécie para a outra (reações redox), bem como a síntese de adenosina trifosfato (ATP). Inegavelmente, a CoQ10 é essencial a diversas funções celulares, sendo especialmente, dependente de níveis adequados de ATP.

CoQ10 poderoso nutriente antioxidante

Além disso, a coenzima Q10 é um excelente agente antioxidante, pois atua principalmente na prevenção e redução de radicais livres e também da modificação de proteínas, lipídios e DNA.

Figura 1- Impacto do estresse oxidativo no organismo

estresse oxidativo

Ademais, o aumento do estresse oxidativo é um fator comum em diversas desordens do organismo, estando também associado a ação de espécies reativas ao oxigênio (ROS), desse modo, faz-se necessário a utilização de antioxidante na tentativa de reduzir esses danos no organismo, podendo também ser devido, a níveis reduzidos de CoQ10.

Sood & Keenaghan, 2021

Figura 2- Disfunção mitocondrial e seus danos no organismo

ROS and CoQ10

Millichap et al., 2021

Alto potencial antioxidante com a CoQ10

  • Antes de mais nada sua ação está ligada a diminuição da
  • Alta capacidade de diminuir disfunção da cadeia respiratória
  • Com efeito, consegue elevar a produção de energia
  • Pode estimular também a imunomodulação do sistema imune
  • Em síntese, pode aumentar a atividade metabólica e celular
  • Reduzir a expressão de mediadores pró-inflamatórios
  • Exibe, alto potencial protetor contra o estresse oxidativo, principalmente contra doenças neurodegenerativas e cardiovasculares

Saini, 2011; Millichap et al., 2021; Sood & Keenaghan, 2021

Diferentes tipos de coenzima CoQ10

Decerto, a coenzima Q10 é um nutriente que o próprio corpo sintetiza naturalmente. Ela é armazenada nas mitocôndrias, nossas usinas de energia presentes nas células.

Coenzima Q10 (CoQ10)

É a forma mais comum da CoQ10, pois, consegue atuar de modo similar aquela contida no próprio organismo, de ocorrência natural.

Ubiquinol

Ademais, o ubiquinol, é a coenzima Q-10 na sua forma reduzida, é a única enzima antioxidante lipofílica que as células são capazes de sintetizar e
para que existam mecanismos enzimáticos apropriados para regenerar a forma reduzida.

MaxSolve™

Conforme, dados disponibilizados, é apontado que essa é a forma líquida da CoQ10, assim, apresenta boa solubilidade em água. No MaxSolve™ a CoQ10 está incorporada ao núcleo da estrutura, com a capacidade de carrear 20% do ativo.

A CoQ10 na forma de MaxSolve™ propicia liberação sustentada por um longo período, fator muito positivo para o esquema terapêutico. De acordo com estudo farmacocinético, garante concentração plasmática significantemente superior após 14h da administração se comparado com a CoQ10 tradicional.

UbiQsome®

É uma das formas da coenzima Q10 que tem uso de tecnologia phytossome, com teor de 20%, estabilizada com lecitina de girassol. A utilização da tecnologia phytossome. A inserção da tecnologia phytossome, permite incorporar fosfolipídios a uma substância apolar, tornando-a mais lipossolúvel e por conseguinte, aumenta a sua absorção e a biodisponibilidade.

Saini, 2011

Referências

Arulselvan, P., Fard, M. T., Tan, W. S., Gothai, S., Fakurazi, S., Norhaizan, M. E., & Kumar, S. S. (2016). Role of Antioxidants and Natural Products in Inflflammation. Oxidative medicine and cellular longevity, 2016, 5276130.

Millichap, Lauren E., Elisabetta Damiani, Luca Tiano, and Iain P. Hargreaves. 2021. “Targetable Pathways for Alleviating Mitochondrial Dysfunction in Neurodegeneration of Metabolic and Non-Metabolic Diseases” International Journal of Molecular Sciences 22, no. 21: 11444.

Saini, R. (2011). Coenzyme Q10: The essential nutrient. Journal of Pharmacy and Bioallied Sciences, 3(3), 466.

Sood B, Keenaghan M. Coenzyme Q10. [Updated 2022 Jan 19]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan-.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.