Citrolumine 8™

O que é?

Citrolumine 8™ é um produto 100% de origem natural, derivado de citroflavonóides. Sua extração provém de frutas cítricas, é altamente concentrado e possui maior afinidade pela pele devido à presença de lipossomas (elevada penetração). Citrolumine 8™ tem atuação contra o envelhecimento cutâneo.

Por não conter conservantes nem sensibilizantes, pode ser indicado para mulheres grávidas e em indivíduos com pele sensíveis ou até mesmo sensibilizada. Na concentração de 1% os testes relataram não haver irritação e apresentou boa segurança.

O envelhecimento é conduzido por processos fisiológicos extrínsecos e intrínsecos ao organismo. É marcado pela perda de elasticidade, presença de rugas e linhas de expressão e capacidade de reter água. Por sua vez, o envelhecimento cutâneo também está relacionado cpm a presença de um número maior de fibroblastos dérmicos e queratinócitos epidérmicos.

Além disso, o fotoenvelhecimento está ligado à exposição ultravioleta, o que vai gerar a produção de espécies reativas ao oxigênio(ROS), indutor de estress oxidativo nas células epidérmicas, podendo este ser minimizado pela presença de agentes antioxidantes

(ZHANG & DUAN, 2018; LIU-SMITH & MEYSKENS, 2016)

A proteção contra o envelhecimento cutâneo não está relacionada apenas à ausência de rugas. Também se associa com menor luminosidade e manchas pigmentadas na pele, principalmente na face, quando começam a aparecer.

Os citroflavonoides são os responsáveis por desenvolver clareamento de manchas nos diferentes tipos de pele, aumentar luminosidade e ação despigmentante, sendo ainda potencialmente agentes anti-inflamatórios e antioxidante

(TIEDTKE et al., 2011)

A pigmentação da pele é causada por diferentes e variados níveis de melanina. Estando envolvida na síntese de melanossomas e melanócitos pela ação da tirosinase. A ação inibidora ou redução da pigmentação se dá por meio do bloqueio da tirosinase.

(TIEDTKE et al., 2011)

Aplicação

    • Ação clareadora (sardas, senis, exposição solar e causadas pela gravidez);
    • Agente iluminador;
    • Ação anti-olheira;
    • Atividade anti-aging.

Mecanismo de ação

O Citrolumine 8™ sua ação se dá por inibição da tirosinase, catalisa a oxidação de fenóis que origina a melanina responsável pela pigmentação da pele. Sendo assim bloqueia a produção de melanina, resultando no clareamento. Além disso, os flavonoides encontrados nas frutas cítricas – citroflavonóides, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

(LIU-SMITH & MEYSKENS, 2016)

Dosagem usual

Recomenda-se uso de 1% na formulação cosmética

Estudos

Em um estudo realizado por TIEDTKE et al (2011), foi observado a capacidade de Citrolumine 8™ inibir a tirosinase. A enzima tirosinase extraída de melanócitos epidérmicos humanos normais (NHEM) foi tratada com ácido Kójico (0,02 mg/ml) e Citrolumine 8TM.

Em seguida ambas as atividades foram testadas Resultados: A atividade do Citrolumine 8TM (flavonoides) foi maior em relação ao ácido kójico. Além disso, a atividade de inibição do Citrolumine 8TM é dependente da sua concentração, ou seja, quanto maior a concentração do ativo, maior será a sua atividade. envelhecimento cutâneo

O estudo foi realizado aplicando-se uma loção à 1% de Citrolumine 8™ duas vezes ao dia em 15 voluntárias, sendo nove brancas e seis asiáticas. A cor da pele ou o índice de melanina foi medido com aparelhos de alta resolução de imagem. Foi utilizado o Skin Pigment Analyzer (SPA99) para as peles brancas, e um colorímetro CR300 para as peles Asiáticas.

(TIEDTKE et al., 2011)

Resultados

    • Diminuiu as manchas senis e clareou e iluminou a tonalidade geral da pele;
    • Aumento de 9,2% no clareamento das manchas relacionadas a idade e de 5% na luminosidade;

envelhecimento cutâneoCitrolumine 8™ Estudo B

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp