Woman,Applying,Hyaluronic,Serum,On,Her,Face,With,Pipette.,Photo

Como já é conhecido, o colágeno é uma proteína muito abundante no organismo humano, contribuindo para a elasticidade da pele, auxilia na flexibilidade das articulações e também está envolvido com a melhora da resistência dos cabelos e das unhas. A utilização de suplementação tanto por via tópica quanto por via oral pode favorecer maiores níveis de colágeno, tendo como resultado, menos rugas e linhas de expressão na pele.

Preservação e aumento da síntese de colágeno, auxiliando em maior sustentação e firmeza à pele.

Qual a importância do colágeno

Por certo, entre os principais componentes da derme estão primordialmente, a matriz extracelular (MEC) e os fibroblastos. Com o passar dos anos, o envelhecimento, provoca a diminuição de moléculas importantes para a elasticidade e firmeza da pele, como por exemplo, a maior degradação de  colágeno e elastina, principais componentes da matriz extracelular (MEC).

Principais fatores associados à perda de colágeno

De certo diferentes fatores (extrínsecos e intrínsecos) como, por exemplo, a exposição à radiação ultravioleta (UV) e o aumento de espécies reativas ao oxigênio (ROS) são interferentes que vão contribuir para a ação das enzimas (elastase e colagenase), primordialmente, envolvidas com a diminuição das concentrações de colágeno e elastina, originando aparência e sinais do envelhecimento.

Perda de estruturas importantes

O processo de envelhecimento provoca demasiada desorganização dos componentes estruturais da MEC (fibroblastos, ácido hialurônico, colágeno e elastina), tendo como resultado, redução da uniformidade do tecido cutâneo (figura 1), o que leva a aparentes rugas, sulcos e linhas de expressão na pele.

Figura ilustrativa 1 – Impacto da perda de colágeno com o envelhecimento

Quais opções para auxiliar no aumento de colágeno

Diferentes produtos cosméticos, nutracêuticos e nutricosméticos podem apresentar-se como alternativas para auxiliar no estímulo de moléculas importantes à saúde e à elasticidade da pele. Entre as opções de suplementação para potencializar maior síntese de colágeno, encontram-se:

  • Dimpless

É derivado do melão de Cantaloupe (Cucumis melo L. clipper), possui altas concentrações de antioxidantes, sendo cerca de 85% a 90% da sua composição total rica em superóxido dismutase (SOD) e o restante formado por outros antioxidantes como a catalase (CAT), a glutationa peroxidase (GPx), a coenzima Q10, o ácido alfa lipóico (ALA), os carotenoides e as vitaminas A, E e C, através do processo de microencapsulação, o torna-se mais biodisponível, e promovendo seus benefícios  no organismo.

Propriedade bioativa do Dimpless

As propriedades bioativas do Dimpless estão  associadas à redução tanto do estado fibroso (anti-fibrótica por modular o TGFβ), quanto do tamanho dos adipócitos, através de estímulo da lipólise. Além disso, seu excelente potencial antioxidante contribui para a inibir a expressão de mediadores inflamatórios sobre a pele, ocasionado pela exposição à radiação UV.

Figura 2 – Benefícios do Dimpless

Vozenin-Brotons et al., 2001; Nguyen et al., 2019; Lee et al., 2021
  • Nutricolin

Em síntese, é um complexo formado pelo ácido ortossilíco com estabilização em colina, o que promove alta estabilidade e aumenta a biodisponibilidade do silício. Colabora para o estímulo da síntese de colágeno e elastina.

Propriedades do Nutricolin

Ajuda também a estabilizar e aumentar as concentrações de glicosaminoglicanos, melhorando a densidade da derme, auxiliando no aumento da resistência, da firmeza, da sustentação e da hidratação cutânea e também de maior resistência dos cabelos e das unhas.

Figura 3 – Propriedades e benefícios do Nutricolin

Barel et al., 2005; Aguilar et al., 2009
  • Cartidyss

É um extrato de cartilagem da arraia marinha, composto por 60 % de peptídeos de colágeno marinho Tipo II, de baixo peso molecular (<3.000 daltons) e, em virtude disso, consegue ter uma maior absorção e  biodisponibilidade. Os outros 40 % são de glicosaminoglicano, sulfato de glucosamina (10 %), sulfato de condroitina (25 %) e ácido hialurônico (5 %), e contém também os minerais, fosfato e cálcio.

Propriedades do Cartidyss

Favorece o aumento da retenção de água, o que, contribui para maior hidratação cutânea, bem como o aumento da síntese de colágeno, com isso, tem-se uma diminuição de relevos e maior uniformização do tecido cutâneo.

Figura 4 – Benefícios do Cartidyss

Shin et al., 2019; Jafari et al., 2020; Miranda et al., 2021
  • Arctalis

É um ativo de origem marinha, obtido a partir da fermentação da Pseudoalteromonas, um microrganismo extremófifilo. É rico em exopolissacarídeos, é capaz de formar um filme com leve efeito tensor que aumenta os componentes essenciais da matriz extracelular (MEC).

Propriedades do Arctalis

Auxilia o aumento da produção de colágeno tipos I, III e IV, de ácido hialurônico, entre outras, tendo como resultado o aumento da firmeza, da sustentação e da elasticidade cutânea. Além disso, Arctalis consegue atuar no reforço da integridade estrutural e da flexibilidade, aumentando a coesão epidérmica e a função de barreira.

Figura 5 – Benefícios do Arctalis sobre a pele

Michalek et al., 2019; Shin et al., 2019; Jafari et al., 2020
  • Munapsys

É um hexapeptídeo, capaz de atuar através de mecanismos pré e pós-sinápticos, suavizando a contração muscular e modulando a tensão facial. O uso de Munapsys favorece a intensificação dos resultados de procedimentos estéticos, reduzindo o volume das rugas e das linhas de expressão na pele.

Propriedades de Munapsys

Pode ser um excelente aliado na otimização de resultados de procedimentos estéticos, principalmente, na área periocular e em torno da área labial. Pode auxiliar na diminuição da contração muscular, pois, consegue interferir na diminuição da contração muscular, por meio da modulação da despolarização dos canais de cálcio (Ca2+) e dificulta a expressão gênica das fibras musculares de actina e miosina.

Mecanismo de ação do Munapsys

Figura 6 – Modo de atuação e benefícios do Munapsys

Na via pré-sináptica, Munapsys™ impede a expressão e a síntese de moléculas (proteína MUNC 18, proteína Sintaxina-1 e complexo SNARE) envolvidas com a liberação do neurotransmissor acetilcolina (ACh). Na via pós-sináptica leva à desorganização de receptores de ACh presentes nas fibras musculares.

  • Nikkol VC-IP

Essa forma estabilizada da vitamina C multifuncional, apresenta maior estabilidade em altas temperaturas ao calor (superiores a 200ºC), boa solubilidade em óleos e excelente absorção percutânea, devido à maior lipossolubilidade.

Propriedades de Nikkol VC-IP

Entre seus potenciais benefícios, encontram-se o estímulo da síntese de colágeno, devido à sua atuação como cofator e também como regulador da biossíntese de colágeno.

Consegue atuar no clareamento de manchas, podendo influenciar positivamente como supressor da atividade da tirosinase, e consequentemente, favorece o clareamento de manchas e a luminosidade da pele. Seu alto potencial antioxidante, permite o VC-IP atuar na proteção contra radiação UVA e UVB, minimizando o eritema e o aumento da degradação de colágeno e elastina.

Figura 7 – Benefícios do Nikkol VC-IP sobre a pele

Pullar, Carr & Vissers, 2017; Al-Niaimi & Chiang, 2017; Dulińska‐Molak et al., 2019

Em conclusão

Tendo em vista, as diferentes substâncias apresentadas e seus benefícios para a promoção de melhorada elasticidade e da uniformização do tecido cutâneo, utilizar a suplementação com skinceutics e/ou nutracêuticos pode favorecer a preservação da elasticidade por auxiliar no aumento de colágeno e também na preservação de estruturas que influenciam na firmeza, densidade e preenchimento cutâneo.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.