Bio-MAMPs: para aumento da imunidade e redução da inflamação

Os paraprobioticos são utilizados na terapêutica com padrões moleculares associados a microrganismo (MAMPSs),. Seus benefícios e ações estão relacionados com a interação entre o sistema imunológico e os fragmentos de cepas de probióticos não viáveis.

Os Bio-MAMPs são fragmentos ativos de lisados de proteínas obtidos por meio de probióticos que contem elevada concentração. A imunomodulação acontece por meio de ligação de estruturas contidas nos Bio-MAMPs a moléculas do sistema imune e, assim, desencadeia resposta e efeitos pertinentes às propriedades de cada espécie e no tecido de atuação conforme a capacidade apresentada (Dash et al., 2015; SINGH et al., 2016).

Interação dos Bio-MAMPs e sua atuação no organismo

As cepas utilizadas (MAMPs) quando reconhecidas pelos receptores presentes nas células de defesa provocam a imunomodulação. Os MAMPs possuem elevada concentração de unidades formadoras de colônias (UFC) e recebem um tratamento a altas temperaturas para viabilizara a liberação de seus fragmentos ativos que exerceram sua ação e interação com moléculas do organismo.

A atuação dos Bio-MAMPs no organismo estão ligadas à:

    • Atividade anti-inflamatória;
    • Atividade antialérgica;
    • Diminuição de quadros de infecções;
    • Ao efeito antimicrobiano;
    • Melhora da imunidade;
    • Ação sobre a atividade intestinal.

A interação dos Bio-MAMPs com os tecidos endógenos propicia seus benefícios e ajuda no tratamento de distúrbios e alterações nas respostas do organismo aos ataques e danos sofridos pelos diversos processos de metabolismo e na mediação de resposta. As vantagens com a utilização de Bio-MAMPs são diversificadas (CHUANG et al, 2007).

 

Faça o download do arquivo no link abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

 

Referências
    1. Dash, G., Raman, R. P., Pani Prasad, K., Makesh, M., Pradeep, M. A., & Sen, S. Evaluation of paraprobiotic applicability of Lactobacillus plantarum in improving the immune response and disease protection in giant freshwater prawn, Macrobrachium rosenbergii (de Man, 1879). Fish & Shellfish Immunology. 43(1), 167-74, 2015.
    2. Chuang L, Keh-GongW, Pal C, et al. Heat-killed cells of lactobacilli skew the immune response toward T helper 1 polarization in mouse splenocytes and dendritic cell-treated T cells. J Agric Food Chem. 55, 11080–86, 2007.

Veja outros artigos

Telemedicina
Médicos

Telemedicina

Conforme o cenário atual, no enfrentamento da infecção por Covid-19, a telemedicina torna-se uma ferramenta primordial para a assistência médica ainda que por intermédio de

Deixe um comentário