Alfa GPC

Em sua estrutura, está presente uma molécula de colina ligada a uma molécula de glicerol por um grupo fosfato. O L-alpha-glycerophosphocoline (Alfa GPC) é um fosfolipídio que contém colina, sendo este um precursor parasimpatomimético para a síntese de acetilcolina e para a síntese de fosfolipídios para o cérebro.

É uma molécula importante para a colina e glicerofosfato, ainda que em baixas concentrações na dieta o alfa GPC está normalmente contidos em carnes e laticínios. A suplementação com alfa GPC eleva os níveis de plasmáticos de colina e possui compatibilidade com a barreira hematoencefálica, conseguindo atravessá-la.

Seus efeitos benéficos se baseiam na sua ação sobre as funções cerebrais com melhora do raciocínio, aprendizagem e memória, podendo melhorar o desempenho em treinos e facilitar o desenvolvimento em atividades físicas. Pode ser  coadjuvante na terapia para tratamento do Alzheimer.

Dessa forma a utilização de alfa GPC promove bem estar e força para o corpo e para a mente

(REA et al., 2015)

Força para o corpo e para a mente

O L-alpha-glycerophosphocoline (alfa-GPC) facilita a síntese e liberação de acetilcolina, sendo melhor disponibilizado em resposta ao hormônio do crescimento na prática de atividade física, onde as células do tecido muscular esquelético são estimuladas, melhorando a força e, consequentemente, o desempenho físico em exercícios físicos. Sendo, ainda, atuante sobre o sistema nervoso central, ativando a memória e processos de aprendizagem.

Através de sua atuação sobre o sistema nervoso central, o Alfa-GPC consegue atuar positivamente nas disfunções de memória e naquelas relacionadas à idade avançada são melhoradas.

O alfa GPC consegue atingir seus resultados por meio de ação direta sobre células do sistema nervoso central (SNC) e muscular esquelético, promovendo força e vigor ao corpo físico e as células nervosas atuando no seu desempenho e possibilitando melhores condições ao organismo para desempenho de suas atividades, tendo resultados satisfatórios

(REA et al., 2015; BELLAR et al, 2015)

Referências

Rea R, Carotenuto A, Traini E, Fasanaro AM, Manzo V, Amenta F. Apathy Treatment in Alzheimer’s Disease: Interim Results of the ASCOMALVA Trial. J Alzheimers Dis. 48(2), 377-83, 2015.
Bellar D, LeBlanc NR, Campbell B. The effect of 6 days of alpha glycerylphosphorylcholine on isometric strength. J Int Soc Sports Nutr.12, 42, 2015.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.