agente despigmentante

O que é?

Albatin, Ácido 1-aminoetilfosfínico (ALA-P) é um análogo da alanina. É um agente despigmentante com atividade antimelanogênica não inibe a tirosinase, e estabiliza a DOPA, etapa chave na reação melanogênica e ainda possui maior estabilidade que ácido ascórbico, ácido kójico. Albatin estudo Albatin possui segurança, é atóxico, e possui um mecanismo de ação diferenciado. É responsável pela inibição da ação enzimática da DOPAcromo tautomerase, enzima da família das proteínas relacionadas à tirosinase sua atuação é se opondo à polimerização espontânea, evitando a formação de melanina. Em associação com outros clareadores, o que potencializa a inibição da melanogênese.

(SILVA & FERNANDES, 2019)

O Albatin estabiliza a dopacromo, uma das moléculas intermediarias na síntese de melatonina, além de inibir a enzima tautomerase dopacromo, mediando o clareamento da pele. A inibição da atividade enzimática é dose-dependente para formação de melanina.

(ITO, 2003)

Gráfico do estudo

Mecanismo de ação desse agente despigmentante

Na ausência de cisteína (glutationa), a dopaquinona é convertida em ciclodopa (leucodopacromo) e está em dopacromo. Há duas vias de degradação de dopacromo: uma que forma DHI (dopa,5,6 diidroxiindol) em maior proporção; e outra que forma DHICA (5,6 diidroxiindol-2-ácido carboxílico) em menor quantidade. Este processo é catalisado pela dopacromo tautomerase (Tyrp 2-Dct). Finalmente, estes diidroxiindóis são oxidados à melanina. É possível perceber um bom aproveitamento nas propriedades clareadoras cutâneas com o uso de Albatin.

(ITO, 2003)

agente despigmentante

Dosagem usual

Indica-se o uso de 0,5-1,5%

Estudos

Estudo realizado com cinco culturas de células de diferentes melanócitos para avaliar a atividade de Albutin, sendo um controle, que não recebeu irradiação UV e outras 4 culturas que sofreram radiação UV. Uma não foi administrada com nenhum ativo (controle), uma cultura foi tratada com ácido kójico 3,3mM, outra com ácido ascórbico3,3mM e uma última com Albatin 0,5mM.
Albatin Estudo

Resultados

  • Albatin tem potencial para inibir a melanogênese;
  • Albatin é eficiente tanto quanto os outros ativos avaliados.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referências de literaturas que se encontram neste link Referências post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp