despigmentante de ação natural

O que é?

Whitessence® é um agente despigmentante de ação natural, extraído das sementes da jaca asiática. As proteínas específicas de Whitessence® impedem a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos.

A redução de melanina na superfície cutânea resulta em clareamento e excelente uniformização da pigmentação. Através dessas comprovações científicas e com o embasamento das propriedades clareadoras da semente da jaca, a empresa francesa Lucas Meyer desenvolveu o Whitessence®.

Este é um ativo 100% natural, hidroquinona-free, com eficácia satisfatória na ação despigmentante no período de 2 meses. Gera homogeneidade da pigmentação cutânea e ainda luminosidade.

Segundo estudo avaliando, a coloração cutânea realizado em 170 mulheres de 11 a 26 anos evidenciou os resultados da uniformização do tom de pele facial das participantes. Sendo este induzido pela distribuição de melanina e hemoglobina e os resultados influenciadores da aparência relacionada a idade, aparência física, jovialidade e uma pele saudável (Matts et al., 2007).

Aplicação

Mecanismo de ação

O processo da melanogênese se dá quando os melanossomas vesículas contendo a melanina são transferidos para os queratinócitos vizinhos, que transportam estes até a epiderme, gerando a pigmentação, sendo está ordenada e bem distribuída em todo o tecido cutâneo.

A melanina é transportada para os queratinócitos por meio de fagocitose e quando presente nos queratinócitos a melanina desenvove a pigmentação.

(SILVA & FERNANDES, 2019; SMIT et al., 2009)

Resumidamente seu mecanismo acontece por meio da:

    • Inibição da fagocitose dos melanossomas;
    • Inibição da transferência de melanina para os queratinócitos.

Dosagem usual

Recomenda-se uso 1-3%.

Estudos

Estudo in vivo, com 21 mulheres asiáticas em 21 mulheres asiáticas, com idade entre 35 a 60 anos, após 2 a 3 meses de aplicação duas vezes ao dia na face de Whitessence® a 2%. Cada voluntária realizou seu próprio controle (Matts et al., 2007). Resultados:

    • 81% de clareamento cutâneo;
    • 90,5% de diminuição da intensidade das áreas pigmentadas;
    • 76,2% de redução na irregularidade da hiperpigmentação;

Avaliação por Cromametria: *ITA: Angulo tipológico individual (caracterização da cor da pele) *L: Luminosidade (relativo ao brilho cutâneo)

    • Apos 2 meses: Resultados apontam para a diminuição da hiperpigmentação cutânea.
    • Após 3 meses, os resultados foram mais satisfatórios, +15,2% e +2,8% respectivamente.

Referências

Literatura do fornecedor: Lucas Meyer, França.
Matts PJ. Fink B, Grammer K, Burques M. Color Homogeneity and visual perception of age, health, and attractiveness of female facial skin. J Am Acad Dermatol.57(6), 977-84, 2007.
Smit, N., Vicanova, J., & Pavel, S. The hunt for natural skin whitening agents.International journal of molecular sciences,10(12), 5326–49, 2009.
Silva, J P C. Fernandes, F P. Mechanisms of action of dermocosmetic assets involved in the process of skin. Aracati, 2019.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.