bin-thi-u-aXDj_NiS05o-unsplash.jpg 1

Através de diferentes mecanismos, lumiskin, backuchiol e inaclear são alternativas para clareamento de manchas na pele podendo trazer significativos resultados também sobre o melasma.

Interferência do estresse em desordens cutâneas

O melasma é um distúrbio provocado pela produção excessiva de melanina, responsável pelo pigmento da pele que leva por conseguinte a aparência de manchas escuras, principalmente na face.

As manchas acastanhadas podem aparecer em apenas um ou em ambos os lados da face. Sua causalidade tem variados interferentes  e entre eles estão, estresse, alteração hormonal e exposição a radiação solar. Ademais é caracterizado como desordem crônica e requer tratamento de manutenção que em alguns casos pode ser prolongado.

Dentro desse tema abordaremos o impacto que o estresse pode provocar sobre o tecido cutâneo, não apenas sobre as características da pele e do agente despigmentante, mas também sobre 3 inovadoras opções de agentes clareadores para tratar manchas na pele.

O estresse interfere na saúde da pele

As respostas do organismo ao estresse induz estímulo e aumentada liberação de hormônios como, corticotropina (CRH), glicocorticóides e epinefrina e estes podem promover impactos no tratamento de manchas na pele, como é o caso do melasma.

As variadas mudanças fisiológicas desencadeadas pelo estresse pode também acontecer na pele, e esta normalmente, atua como alvo de resposta ao estresse.

Fig. 1-Conexão cérebro-pele e as respostas mediadas

skin and brain

(Chen; Lyga, 2014)

Função mitocondrial e antioxidante são alteradas

  • Eventualmente influencia no processo de transcrição (expressão de genes) do ciclo celular bem como danos ao DNA;
  • Inegavelmente, diminui adequado funcionamento mitocondrial e aumenta produção e acumulo de espécies reativas ao oxigênio (ROS);
  • Sobretudo aumenta estresse oxidativo e também reduz a atividade de enzimas antioxidantes.

Mudanças na cicatrização e renovação celular

  • Promove eventualmente, mudanças na diferenciação e migração de queratinócitos tendo como resultado alteração na síntese de colágeno e por conseguinte, afeta o processo de cicatrização;
  • Além disso, ainda compromete a função de barreira e também a resposta anti-inflamatória e imune como também a hidratação da pele.

Modifica a resposta inflamatória

  • O estresse acima de tudo eleva a expressão do hormônio pró-opiomelanocortina (POMC) como também alfa melanocortina (α-MSH), um neuropetídeo que possui atuação em diferentes processos e moléculas inflamatórias. 
(Chen; Lyga, 2014 ; Slominski et al., 2012)

Personalização do tratamento de manchas na pele

Tendo em vista os diferentes tipos de pele e a influencia que a característica individual vai exercer nos resultados terapêuticos, a busca por diferentes e inovadoras opções terapêuticas é recorrente.

É constante a busca por resultados terapêuticos, especialmente, em pacientes que demonstram resistência a terapêutica proposta ou mesmo quando não é perceptível melhora das manchas.

Entre as opções terapêuticas estão desde opção clássica como é o caso da hidroquinona (HQ) até as alternativas mais novas para tratar melasma.

(Srivastava et al., 2020; Chen; Lyga, 2014)

Despigmentante de acordo com característica da pele

Conforme a expressão gênica de cada indivíduo e de acordo com as características étnicas (oriental, indiana e africana) pois isso pode implicar nas  respostas ao tratamento proposto. Especialmente, cada tipo de pele pode influenciar na condição clínica bem como nos resultados terapêuticos.

Recentes estudos tem apontado que a expressão gênica pode certamente ser um grande influenciador para estimular alterações melanogênicas. Contudo a busca por uma terapêutica assertiva de acordo com a avaliação  do perfil genético parece ser o futuro da terapêutica com agentes despigmentantes.

A proposta de utilizar uma associação de diferentes agentes despigmentantes que atuam sobre a cascata de pigmentação pode promover  interessantes e pode ser a saída para terapêutica de manchas hiperpigmentadas.

(Markiewicz et al., 2020; Del Bino et al., 2018)

3 inovadores agentes clareadores para manchas na pele

As  opções de despigmentantes propostas aqui mostram consideráveis benefícios em diferentes condições que afetam a pele, sendo não apenas tratamento de manchas hiperpigmentadas, mas também envelhecimento cutâneo e acne.

Litenol A-backuchiol melhora elasticidade e acne

INCI name: Bakuchiol

É um  monoterpeno fenólico extraído do vegetal Psoralea corylifolia, com potente atividade phyto-retinoide e dessa maneira estimula renovação celular bem como manutenção da firmeza e elasticidade da derme e como resultado  induz estímulo da síntese de colágeno e elastina

Além disso, sua propriedade antioxidante, previne e reduz estresse oxidativo e consequentemente impede o desenvolvimento de processos inflamatórios como também reduz a expressão de metaloproteinases (MMPs).

Backuchiol- um retinol-like

É um ativo definido como devido a suas propriedades comprovadas na mediação da expressão gênica estimulando síntese de colágeno I, III e IV, como também aquoporinas e desenvolvimento de fibroblastos dérmicos. Sua ação foi considerada semelhante ao ácido retinoico por estimular  renovação celular uma opção vantajosa em pacientes com melasma e acne.

Fig.2- Semelhanças entre ácido retinoico versus Lytenol A- Bakuchiol

backuchiol no tratamento do melasma

Modo de atuação do litenol A-backuchiol

Litenol possui efeitos semelhantes aos retinoides (retinol-like), com efeito clinicamente comprovado no tratamento da acne através de inibição da expressão de 5 alfa redutase e desse modo consequentemente diminui a atividade da glândula sebácea.

Secundariamente a redução de sebo e backuchiol pode também provocar inibição de mediadores inflamatórios e acima tudo possui notável potencial fotoprotetor prevenindo danos as fibras elásticas, rugas e linhas de expressão como também reduz a incidência de cicatrizes e processo inflamatório.

Fig.1 Diferentes mecanismos de Litenol A-backuchiol

Back e acne e melasma

(Kang et al., 2020; Chaudhuri et al., 2014; Xin et al., 2019; Dhaliwal et al., 2018; Lev-Tov, 2019)

Inaclear

INCI name: Bentonite (and) Trimethoxybenzyl Acetylsinapate

A ativação do POMC afeta diretamente a liberação do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) que é parcialmente transformado em hormônio alfa estimulante de melanócito (alfa-MSH) esta envolvido especialmente na ativação da melanogênese e o estresse pode ser um forte influenciador sobre os melanócitos.

De acordo com suas propriedades, inaclear induz aumento da síntese da proteína DKK-1 e desse modo leva a inibição da síntese de melanina. Além disso, inibe também a entothelina-1 e a MART-1, ambas envolvidas na sinalização para a síntese e maturação da melanina.

Como inaclear atua na redução de manchas na pele

Inibição da melogênese via DKK-1 : DKK-1 atua como inibidor quando se liga ao receptor WNT melhorando a uniformização da pigmentação cutânea

Capacidade de inibir a entothelina-1 (ET-1) que atua favoravelmente, na hiperpigmentação como também da expressão de MART-1 que se complexa com outras moléculas da cascata da pigmentação e promove, estabilização e expressão sobre os melanossomos e também na maturação da melanina.

(Literatura técnica do fabricante: Inabata)

Lumiskin

INCI name: Caprylic/Capric Triglyceride (and) Diacetyl Boldine

Solução de diacetil boldina e triglicérides cápricos/caprílicos que primordialmente, estabiliza a atividade da tirosinase devido ao seu potencial despigmentante.

Diacetil boldina (DAB) funciona via bloqueio dos receptores α-adrenérgicos (α-1 e α-2) como também via regulação do influxo de cálcio (Ca2+) no meio intracelular.

Ação de Lumiskin sobre manchas na pele

Primordialmente seu mecanismo de ação está ligado ao bloqueio dos receptores de estresse (alfa adrenérgico 1 e 2) nos melanócitos e além disso,  diminui a entrada (influxo) de cálcio (Ca2+) para a área interna dos melanócitos e consequentemente, promove contribui para que a tirosinase tenha atividade reduzida.

Fig.4- Ilustração do mecanismo de ação de Lumiskin™

Mec luminskin contra melasma

(Literatura técnica do fornecedor: Pharmaspecial)

Possíveis reações adversas ao uso de lumiskin

  • Eritema (2,5%);
  • Prurido (20%);
  • Média esfoliação (7,5%);
  • Pele ressecada (2,5%).
(Pratchyapurit,2016)

Benefícios de lumiskin sobre manchas senis na pele

A eficácia de lumiskin foi avaliada em 22 voluntárias com pele caucasiana e idade média de 58 anos. Durante 60 dias uma formulação contendo 4% de lumiskin foi aplicada duas vezes ao dia sobre o dorso de um das mãos e a outra mão foi usada como controle.

Fig.3-  Resultados comparando antes (T0) da aplicação de Lumiskin™ e após 56 dias (T56)

lumiskin contra melasma

Lumiskin atua na uniformização e clareamento de manchas na pele

Como resultado foi percebido clareamento das manchas senis bem como uniformização da pele de modo geral. Similarmente, em todas as  voluntária nota-se considerável redução das manchas na área do dorso da mão comparando antes e após o uso do produto.

(Pratchyapurit, 2016; Smit et al., 2009; Khmaladze et al., 2019; Literatura técnica do fornecedor: Pharmaspecial)

Estudo clínico comparando uso de lumiskin e hidroquinona no clareamento de manchas na pele

Estudo duplo-cego, randomizado em grupo paralelo com 43 mulheres de fototipos IV e V. Elas foram separadas em 2 grupos, (grupo 1)  fez uso de Neotone que tem na sua composição, uma associação de diferentes ativos, inaclear, lumiskin, niacinamida, licorice e o (grupo 2) fez uso de hidroquinona (HQ) a 4% e ambos os grupos foram avaliados por 12 semanas.

Como resultado

De acordo com os resultados apontados na semana 12,

  • Grupo em uso de neotone

90% das pacientes tiveram uma significativa redução das manchas hiperpigmentadas na pele e semelhantemente foi perceptível uniformização da pigmentação cutânea como mostra a figura 1.

Fig.1- (a) antes do tratamento com Neotone e (b) após 12 semanas do uso de Neotone

lumiskin em form melasma

  • Grupo em uso de hidroquinona (HQ)

No grupo em uso de hidroquinona os resultados foram percebidos menores benefícios, apenas 79% de redução das manchas bem como reduzida uniformização da pigmentação da pele.

Fig.2- (c) antes e após 12 semanas (d) de tratamento com hidroquinona

hidroquinona e lumiskin

(Bronzina et al., 2020)

Uniformização, antiaging e clareamento de manchas na pele

Tratar manchas hiperpigmentadas não é fácil, e no decorrer deste assunto, você pôde perceber que tanto a terapia clássica, como a hidroquinona pode trazer benefício na redução das manchas mas também, novos agentes clareadores, lumiskin e inaclear podendo ser promissoras alternativas e levar a resultados significativos na redução de manchas hiperpigmentadas.

Os cuidados com a pele vão além de clareamento de manchas na pele, podendo ser também de relevância redução da da oleosidade, acne e sinais do envelhecimento estes podem ser fatores importantíssimos para a saúde da pele e desse modo promover saúde e bem estar para seu paciente.


Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.

Referências

Na escrita do post fizemos o uso de algumas referencias de literaturas que se encontram neste link Referências do post.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais.