Hair APP (INCI name: Lysine Carboxymethyl Cysteinate), efeito liso duradouro, proteção térmica e disciplina natural para os fios por muito mais tempo
Primordialmente Hair APP é uma molécula com alta tecnologia, possui aminoácidos biomiméticos semelhantes àqueles contidos na estrutura natural do cabelo. Dessa forma o Hair APP, proporciona não só um efeito liso e duradouro, como também ajuda na proteção térmica e trás disciplina natural para os cabelos por muito mais tempo.
Por outro lado Hair APP atua, com o propósito de melhorar a reestruturação dos fios devido a presença de lisina e cisteína, de fato componentes naturalmente presentes na estrutura do cabelo.
Como resultado contribui certamente para a reconstrução dos fios fazendo a reposição de elementos essenciais a fibra capilar e além disso, ainda reorganiza as ligações entre os aminoácidos, estendendo seu efeito liso por até 48 horas
(Sinerga, 2019)
Propriedades do Hair App para efeito liso e duradouro
De fato Hair app é um ativo desenvolvido para auxiliar no efeito liso e além disso ainda consegue auxiliar não só na preservação dos fios após o uso de produtos químicos, principalmente após uso de produtos para efeito liso dos fios como também antes do uso da chapinha e secador para exercer sua ação como protetor térmico.
Todavia sua composição fornece constituintes que impactam não só na estruturação do fio, mas também na sua penetração da cutícula até o córtex e desse modo permite organização das ligações dissulfeto.
A presença da lisina permite maior solubilidade do ativo Hair APP, já o grupo carboximetil em princípio atua na proteção e na organização das ligações dissulfeto e além disso consegue elevar a biodisponibilidade do Hair APP e permitir sua atuação nas camadas mais profundas dos fios e efeito liso e duradouro
(Sinerga, 2019; Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011; Rashaid et al., 2015)
A importância da composição do fio capilar
Entretanto, o cabelo é um complexo proteico baseado em fibras. É derivado de estruturas da epiderme, abrangendo os folículos pilosos e a haste do cabelo, que é dividida em três camadas, cutícula, córtex e medula.
Dessa forma a composição do cabelo humano é constituída principalmente por proteínas queratínicas, contendo também, proteínas não queratínicas, lipídios, minerais e polissacarídeos.
(Goluch-Koniuszy et al., 2016; França, 2014)
Queratina
A queratina está presente na constituição capilar e corresponde a 90% do peso capilar, certamente é o principal componente da haste, gerando consequentemente, proteção e resistência aos fios. As fibras de queratina torcidas em espiral, presentes no interior da haste do fio (córtex), são as responsáveis pela elasticidade e brilho contínuo dos fios.
(Dias, 2015; Goluch-Koniuszy et al., 2016; Rashaid et al., 2015)
Cisteína
Da mesma forma que a queratina a cisteína é também encontrada nos fios, de 10 a 17%, pois, a taxa de crescimento, o diâmetro e a síntese de proteínas certamente necessitam de cisteína. A cisteína e a metionina são moléculas precursores da queratina, sendo assim, são elementos básicos da constituição capilar.
Primordialmente tem impacto no brilho, força, conforme a espessura e resistência dos fios. Ademais a cisteína é muito estável, possui em sua cadeia lateral um grupo tiol e quando exposta ao ar ou sob condições fisiológicas, a cisteína é oxidada, gerando cistina e esta é composta por duas cadeias de cisteína ligadas por interação dissulfeto.
(Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011)
Cisteína e sua importância para os fios
No entanto, a produção de ligações dissulfeto entre os grupos tiol e a disposição dessas ligações gera a caracterização dos fios. Por certo a cisteína possui alto teor de enxofre, presente em grande proporção no cabelo.
A interação entre as proteínas do cabelo dá-se por meio de ligações de hidrogênio e ligações dissulfeto e em virtude disso são as responsáveis pela forma, estabilidade e estrutura da queratina e como resultado está associada a resistência e força mecânica da haste dos fios.
(Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011; Rashaid et al., 2015; França, 2014; Dias, 2015)
Aminoácidos
Aminoácidos essenciais como a L-lisina tem impacto positivo na manutenção do cabelo, está presente principalmente na parte interna da raiz do cabelo, sendo também responsável pela forma e volume conferidos aos fios. Visto que níveis reduzidos de L-lisina permite ao cabelo tornar-se frágil, fino e arrebenta facilmente.
(Goluch-Koniuszy et al., 2016; Strnad et al., 2011)
Ação de Hair APP sobre os fios
Devido as suas propriedades de composição do Hair APP, que proporciona um efeito liso E duradouro. Possui componentes que podem ser atuantes sobre ligações dissulfeto, possui elevada afinidade pelo cabelo devido a presença de componentes semelhantes aqueles contidos na estrutura natural do cabelo, o que permite trabalhar e modelar as propriedades dos fios, devido a semelhança estrutural dos constituintes.
O Hair APP é um ativo desenvolvido para auxiliar na manutenção do efeito liso e auxiliar na preservação dos fios após o alisamento por processos químicos e antes do uso da chapinha.
(Sinerga, 2019)
Constituição do Hair APP
Sua composição fornece componentes que impactam na estruturação e penetração do ativo sobre os fios, permitindo organização das ligações dissulfeto e proteção térmica aos fios. A presença de lisina no composto permite maior solubilidade do ativo Hair APP.
No grupo carboximetil está proteção e organização das ligações dissulfeto e aumenta a biodisponibilidade do Hair APP sobre os fios, conseguindo atuar em camadas mais profundas, promovendo disciplina natural e efeito liso prolongado.
A atividade dos alisantes sobre os fios leva a quebra das pontes ou ligações de dissulfeto, impedindo a união com a molécula de cisteína e consequentemente, promove um cabelo mais quebradiço.
A composição de Hair APP (lisina e cisteína) permite força, resistência e proteção térmica aos fios e assim, preserva também a saúde dos fios, reduzindo a fragilidade causada pelo processo químico quando os fios são submetidos.
(Sinerga, 2019)
Diferenciais
- Ausência de alergênicos;
- Selo GMO free;
- Ausência de silicones;
- Não deixa o cabelo pesado;
- Sua composição não tem agressão aos fios.
(Sinerga, 2019)
Indicação e benefícios
- Promove reestruturação, força e resistência aos fios;
- Efeito liso e duradouro
- Prolonga o efeito liso por até 48 horas;
- Preserva o efeito liso após alisamento (progressiva);
- Protege contra danos ambientais e mudanças climáticas;
- Proteção à exposição dos fios à altas temperaturas (chapinha e secador);
- Efeito liso de forma facilitada, rápida e duradoura.
(Sinerga, 2019)
Evidência dos benefícios de Hair APP – Estudo I
Hair App e a resistência dos fios
Foram analisados cabelos antes e após a aplicação de Hair APP, nas concentrações de 3% e 5% e naqueles que não foram tratados com Hair APP. O objetivo foi verificar a capacidade de resistência e a quebra dos fios tratados com Hair APP e não tratados com Hair APP. As avaliações foram feitas pelo aparelho dinamômetro em três áreas do cabelo no tempo inicial (T0) e logo após a aplicação (T1).
Resultado
- Nas concentrações a 3% e 5% foram percebidas melhoras na capacidade de resistência e no efeito liso logo após a aplicação do produto;
- A concentração a 5%, apresentou resultados altamente significativos;
- Foi possível observar que os fios não tratados com Hair APP tiveram resultados negativos sobre a resistência dos fios.
(Literatura do fornecedor: Sinerga Son Evolution)
Efeito liso e duradouro de Hair APP – Estudo II
Na avaliação sobre o efeito liso de Hair APP foi possível perceber diferenças significativas entre os fios tratados com Hair APP nas concentrações a 3% e a 5% e naqueles não tratados. A análise dos fios foi feita antes e após a aplicação e a avaliação deu-se nos T0h, T8h e T48h.
Resultado
- Os resultados foram significativos principalmente na concentração a 5%;
- Na concentração a 3% pode-se notar ainda efeito liso, mas o efeito é superior na concentração a 5%.
(Literatura do fornecedor: Sinerga Son Evolution)
Você precisa estar logado para ver este conteúdo.
Após análise do cadastro, a Farmácia Artesanal se reserva no direito de não autorizar o acesso ao conteúdo técnico.
Conforme a RDC23/2008, art. 36 – Para a divulgação de informações sobre medicamentos manipulados é facultado às farmácias o direito de fornecer, exclusivamente, aos profissionais habilitados a prescrever.
Referências
Na escrita do post fizemos o uso de algumas referencias de literaturas que se encontram neste Referências post.