Desenvolvido pela Nexira health, oli ola é um extrato do fruto da oliveira padronizado a 3% de hidroxitirosol. É rico em polifenóis, e consequentemente, possui potente efeito antioxidante. De acordo com Braam e colaboradores (2006), o oli ola é capaz de promover estímulo de fibroblastos e exercer também efeito peeling na pele, com efeito semelhante aos peelings químicos.
Conforme resultados apontados em estudos, o uso de oli ola, mostra-se benéfico também no tratamento de manchas hiperpigmentadas, beneficiando no tratamento, do melasma, influencia positivamente na renovação celular e estimula a proliferação de fibroblastos.
Importância do oli ola na renovação celular
Ademais, a vida cronológica (VC) é definida como a duração da quiescência (baixa atividade metabólica e conteúdo reduzido de água), que interfere na retenção de água e hidratação cutânea. Sarsour e colaboradores (2012) avaliaram a capacidade do hidroxitirosol (HT) em estender a VC de fibroblastos humanos normais (FHN). Os FHN quiescentes cultivados por um período de 30 a 60 dias e a sua perda de capacidade de reiniciar o ciclo de proliferação celular.
Decerto, o uso de hidroxitirosol mostrou que a VC celular foi estendida nos FHN quiescentes, quando cultivados associados ao HT, num prazo de 30 60 dias.
Oli ola sobre o estresse oxidativo
Foi evidenciado que o HT induziu um aumento de cerca de 3 vezes a atividade da superóxido dismutase de Manganês (MnSD). Ensaios de espectroscopia indicam que o HT em presença de peroxidases podem ser submetidos à geração de um ciclo redox de geração de superóxido, num contexto celular de um sistema antioxidante, por exemplo, com expressão de MnSD.
Com efeito, o HT consegue também suprimir o aumento de Espécies Reativas de Oxigênio (ROS) mitocondrial. Estes resultados demonstram que o HT aumenta a VC por aumentar a atividade da MnSD e diminuir a idade mitocondrial que pode ocorrer devido ao acúmulo de ROS.
Benefícios do efeito antioxidante sobre fibroblastos
Eventualmente, o aumento da atividade de enzimas antioxidantes, leva por conseguinte, ao aumento da expressão gênica e da atividade dos fibroblastos, e com isso, pode proteger também a degradação de elastina e colágeno.
Sarsour et al., 2012
Influencia do estresse oxidativo sobre o envelhecimento
Foi avaliado, através de estudos, a influencia do estresse oxidativo sobre a expressão gênica associada ao envelhecimento. A análise deu-se com fibroblastos de indivíduos jovens e de maior idade com e sem a adição de diferentes substâncias com potencial atividade antioxidante (vitamina E, quercetina e hidroxitirosol).
Como resultado
Em células de indivíduos com maior idade, foi identificado, genes com baixa expressão relacionado ao estresse oxidativo, crescimento e diferenciação celular ou enzimas metabólicas com alta expressão de proteínas para matriz extracelular, sinalização da resposta imune e transcrição de fator EGF.
Em conclusão
Em suma, essa avaliação mostrou que, a expressão gênica de fibroblastos é afetada pela idade do doador e também pode ser modulada pelo uso de substâncias com potencial antioxidante. A utilização de antioxidante promoveu um número similar de genes em todos os doadores e induziu os genes reguladores do ciclo celular.
Braam et al., 2006
Efeito quimioprotetor do hidroxitirosol
Um estudo avaliou o efeito quimioprotetor do HT contra danos ao DNA induzidos pela radiação UVB na pele humana, através de análise de queratinócitos.
Resultados
- Com efeito, o HT reduziu significativamente a ruptura dos filamentos de DNA causados pela radiação UVB e bem como a formação de ROS intracelular
- Além disso, atenuou a expressão de p53 e NF-kB de maneira dependente da concentração de HT.
Conclusão
Estes sugerem fortemente que o HT tem uma significativa habilidade protetora contra danos ao DNA causados pela radiação
Guo et al., 2010
Benefícios resumidos do oli ola
- O hidroxitirosol (oli ola) é capaz de estimular a renovação celular, normalizando a descamação da pele
- A fim de promover efeito antioxidante, O HT aumenta a expressão e síntese de enzimas antioxidantes (heme-oxigenase e glutationa peroxidase), em queratinócitos normais, o que indica um papel protetor cutâneo e regulador da proliferação celular do hidroxitirosol, o que gera uma descamação cutânea
- Exerce atividade radio e quimioprotetora, na redução do estresse oxidativo sugerindo um mecanismo para a quimioprevenção do câncer pelo hidroxitirosol.
Rafehi et al., 2012
Referências
Braam B, Langelaar-Makkinje M, Verkleij A, Bluyssen H, Verrips T, Koomans HA, Joles JA, Post JA. Anti-oxidant sensitivity of donor age-related gene expression in cultured fibroblasts. Eur J Pharmacol. 2006 Aug 7;542(1-3):154-61.
Guo W, An Y, Jiang L, Geng C, Zhong L. The protective effects of hydroxytyrosol against UVB-induced DNA damage in HaCaT cells. Phytother Res. 2010 Mar;24(3):352-9.
Rafehi H, Smith AJ, Balcerczyk A, Ziemann M, Ooi J, Loveridge SJ, Baker EK, El-Osta A, Karagiannis TC. Investigation into the biological properties of the olive polyphenol, hydroxytyrosol: mechanisticinsights by genome-wide mRNA-Seq analysis. Genes Nutr. 2012 Apr;7(2):343-55.
Sarsour EH, Kumar MG, Kalen AL, Goswami M, Buettner GR, Goswami PC. MnSOD activity regulates hydroxytyrosol-induced extension of chronological lifespan. AGE (2012) 34:95-09.