Devido aos prejuízos que a síndrome metabólica (SM) pode causar ao organismo, entre eles a obesidade. A utilização de Cissus quadrangularis, com efeito pode ser uma alternativa ao tratamento da SM, particularmente, na perda de peso e na obesidade central.
Propriedade do Cissus quadrangularis
Conforme, sua composição fitoquímica, é uma planta muito utilizada em países orientais, devido a altas concentrações de ácido diferentes composto, ascórbico, caroteno, fitoesterois e cálcio, exibindo potenciais benefícios em processos metabólicos.
Além disso, o extrato seco de C. quadrangularis a muitos anos é utilizado principalmente para estimular a cicatrização e recuperação de tecidos, atuando também, com propriedade analgésica, antisséptico, como indutor de anabólico e bem como na manutenção do peso.
Oben et al., 2008; Stohs & Ray, 2012
Balanço oxidante-antioxidante
Em testes in vitro, com efeito, a utilização de Cissus quadrangularis exibiu considerável potencial para eliminar radicais livres.
Resistencia à insulina
A adição do extrato de C. quadrangularis à dieta reduziu significativamente a resistência à insulina, como também danos hepáticos e alterações no balanço oxidativo/antioxidante.
Decerto, a alimentação com alto teor de gordura provoca mudanças, principalmente sobre o metabolismo hepático das gorduras. A administração de Cissus quadrangularis mostrou efeito protetor sobre o tecido e também na redução da resistência à insulina, comparada ao fármaco metformina.
Hepatoprotetor
Ensaios in vitro apontaram como resultado que altas quantidades de polifenóis e das vitaminas C e E pode favorecer a proteção do tecido hepático. Além disso, o fitoterápico exibe uma capacidade de eliminação de radicais livres de modo dose-dependente, proporcionando hepatoproteção através de sua atividade antioxidante e como também da dessensibilização à insulina..
Chidanbaram & Carani, 2010; Banu et al., 2012
Estudo I
Cissus quadrangularis sobre a síndrome metabólica
Conforme, estudo conduzido por Oben e colaboradores (2006) 96 indivíduos obesos, foram analisados e divididos em 4 grupos:
- Grupo 1: Suplementados apenas com placebo
- Indivíduos sem dieta (grupo 2)
- Grupo 3: Orientados a utilizar uma dieta
- Indivíduos com sobrepeso (grupo 4) sem dieta. Esse grupo utilizou suplementação com extrato de albumina de soja, extrato de chá verde, cafeína e extrato de Cissus quadrangularis (Cylaris), cromo, selênio, vitamina B12 e ácido fólico.
Desse modo, os participantes de 3 grupos receberam duas doses diárias de 514 mg da formulação de C. quadrangularis e outro grupo placebo, por 8 semanas, antes das principais refeições (almoço e jantar).
Em síntese, o Cissus quadrangularis mostrou efeito terapêutico significativo, principalmente, na perda de peso, no perfil lipídico e também no índice glicêmico e inflamatório.
como resultado teve efeito sobre
Perda de peso
Em primeiro lugar, ao fim do período de análise, houve uma perda de peso no grupo 1 (placebo) de 2,3 Kg , já no grupo 4 (sobrepeso) perda de 3,7 Kg, e nos outros 2 grupos sem dieta a perda foi de 6,6 Kg e 8,1 Kg, respectivamente.
Perfil lipídico
Do mesmo modo, houve redução significativa do colesterol total, bem como de LDL nos três grupos tratados e submetidos à dieta, e aumento de HDL de 50,5% (com dieta) e 43% (sem dieta).
Fatores ligados a síndrome metabólica
Os 3 grupos que receberam o tratamento, também demonstraram significativa redução das concentrações de triglicerídeos, de proteína C reativa e da glicemia de jejum.
Em conclusão
Logo, a administração de duas doses diárias da formulação mostrou efeito benéfico em pessoas obesas e com sobrepeso e em outros fatores associados a síndrome metabólica, incluindo o perfil lipídico.
Oben et al., 2006
Estudo II
Cissus quadrangularis associado a Irvingia gabonensis
De acordo, com outro estudo duplo-cego, controlado por placebo desenvolvido por Oben e colaboradores (2008) foi verificado os efeitos da utilização de Cissus quadrangularis (150 mg) isolado e em associação com a Irvingia gabonensis (100 mg) sobre a perda de peso e como também na melhora do perfil lipídico, em pessoas obesas ou também com sobrepeso.
Em suma, foram 72 participantes, separados em grupos para receber 2 doses diárias de C. quadrangularis 150 mg (CQ) ou a combinação de C. quadrangularis e I. gabonensis (CQ 150+ IG 100) ou placebo, por 10 semanas.
Resultados ao uso de Cissus quadrangularis
Perda de peso
Ao final das 10 semanas de tratamento foi observada uma importante perda de peso nos grupos tratados, o grupo placebo houve perda de 2,10%, no grupo CG foi 8,82% e no grupo CG + IG 11.86%. Em virtude de associar CQ+IG houve redução de 4Kg em apenas 4 semanas de tratamento e 3,2% na perda de gordura.
Reduzir gordura abdominal
Com efeito, houve também redução na perda de gordura de 3,97%, 14,63% e 20,06%, respectivamente. A perda na circunferência da cintura foi de 1,00%, 8,64% e 20,98%, respectivamente.
Melhora do perfil lipídico
Entre os grupos suplementados, houve principalmente, redução nos níveis de colesterol total (26,69% CQ, 44,30% CQ +IG), LDL (20,16% CQ; 48,69% CQ +IG) e glicose (14,85% CQ; 31,44% CQ +IG).
Em conclusão
Embora, o uso isolado de C. quadrangularis evidenciou redução significativa nas variáveis analisadas, a combinação C. quadrangularis e I. gabonensis resultou em reduções ainda maiores. A associação mostrou-se útil nos efeitos sinérgicos no tratamento de diversos fatores associados a síndrome metabólica bem como da obesidade e de suas complicações
Oben et al., 2008
Outras propriedades terapêuticas
Cissus quadrangularis sobre a osteoporose
Para avaliar o mecanismo que o C. quadrangularis (CQ) age para a prevenção e tratamento da osteoporose, estudos avaliaram o efeito do extrato de CQ na proliferação, diferenciação e também na mineralização da matriz em células SaSO-2 de osteoblastos humanos.
Decerto, ensaios foram realizados com células condicionadas com lactato desidrogenase (controle) e tratados com CQ. Por certo, os resultados apontaram que não houve diferenças significativa quando ambas foram comparadas, com isso, foi percebido que o extrato de CQ não apresenta toxicidade para as células osteoblásticas.
Muthusami et al., 2011
Cissus quadrangularis sobre o anabolismo
O estudo revelou a ação anabólica do extrato de CQ também sobre osteoblastos humanos mediado o aumento da expressão de RNAm e da proteína Runx2, decerto, o fator de transcrição é uma chave envolvida na regulação de proteínas da matriz óssea.
Ensaios de imunoprescipitação revelaram aumento da atividade transcricional de Runx2 para promover a osteocalcificação após o tratamento com CQ. Estes resultados indicam que existe uma regulação positiva do CQ na proliferação, diferenciação e mineralização da matriz de osteoblastos humanos, uma vez que, consegue aumentar a expressão de RNAm, IGF-1, IGF-II e IGF-IR pelos osteoblastos.
Muthusam et al., 2011 a e b
Referências bibliográficas
Banu J, Varela E, Bahadur AN, Soomro R, Kazi N, Fernandes G. Inhibition of Bone Loss by Cissus quadrangularis in Mice: A Preliminary Report. J Osteoporos. 2012;2012:101206.
Chidambaram J; Carani AV. Cissus quadrangularis stem alleviates insulin resistance, oxidative injury and fatty liver disease in rats fed high fat plus fructose diet. Food and chemical toxicology. 2010 August–September 2010, Pages 2021–2029.
Muthusami S, Senthilkumar K, Vignesh C, Ilangovan R, Stanley J, Selvamurugan N, Srinivasan N. Effects of Cissus quadrangularis on the proliferation, differentiation and matrix mineralization of human osteoblast like SaOS-2 cells. J Cell Biochem. 2011a Apr;112(4):1035-45.
Muthusami S, Ramachandran I, Krishnamoorthy S, Govindan R, Narasimhan S. Cissus quadrangularis augments IGF system components in human osteoblast like SaOS-2 cells. Growth Horm IGF Res. 2011b Dec;21(6):343-8.
Oben J, Kuate D, Agbor G, Momo C, Talla X. The use of a Cissus quadrangularis formulation in the management of weight loss and metabolic syndrome. Lipids Health Dis. 2006 Sep 2;5:24.
Oben JE, Ngondi JL, Momo CN, Agbor GA, Sobgui CS. The use of a Cissus quadrangularis/Irvingia gabonensis combination in the management of weight loss: a double-blind placebo-controlled study. Lipids Health Dis. 2008 Mar 31;7:12.
Stohs SJ, Ray SD. A review and evaluation of the efficacy and safety of Cissus quadrangularis extracts. Phytother Res. 2012 Sep 13.