O Diabetes Mellitus (DM) é uma desordem metabólica causada por insuficiência da secreção ou ineficiência da ação da insulina, e com isso, tem como resultado elevados níveis de glicose. Existem três defeitos chaves para o aparecimento de hiperglicemia na DM, o aumento da produção de glicose hepática, diminuição da secreção de insulina, como também a ação deficiente da insulina.
No tratamento padrão
Os fármacos tradicionais para o tratamento da DM atuam, principalmente na melhora da sensibilidade à insulina, aumentando a produção e/ou diminuindo a quantidade de glicose no sangue.
Gymnema sylvestre sobre diabetes mellitus
Estudos mostram que o extrato que a GS desenvolve atividade hipoglicemiante, através de, regeneração de células β pancreáticas. Um dos componentes (ácido gimênico) presente em Gymnema sylvestre aumentou significativamente, a regeneração de células β em ratos diabéticos tratados com GS, quando comparado ao grupo controle.
Gymnema sylvestre sobre vias metabólicas da glicose
Decerto, as propriedades contidas no fitoterápico Gymnema sylvestre (GS) consegue atuar no aumento da secreção de insulina, melhorando a recaptação de glicose pelo tecido adiposo e pela musculatura esquelética. Com efeito, inibe a absorção de glicose intestinal como também a produção hepática de glicose.
Com o propósito de, demonstrar os potenciais terapêuticos da GS, estes resultados mostram que, a Gymnema sylvestre pode ser uma potencial alternativa para auxiliar no tratamento de DM em dependentes de insulina
Ahmed et al., 2010; Prabhakar et al., 2011
Estudo I
Gymnema sylvestre sobre o diabetes mellitus tipo 2
De acordo, com um estudo Kumar e colaboradores (2010) avaliou a eficácia de GS em pacientes com DM tipo 2. Para tal, o grupo foi suplementado diariamente com 500mg do extrato seco de Gymnema sylvestre, por um período de 3 meses. As análises foram realizadas através de exames clínicos e bioquímicos.
Como resultado
A suplementação resultou em diminuição da polifagia, fadiga, glicose (pós prandial e jejum) e também na hemoglobina glicada. Além disso, ainda exibiu melhora no perfil lipídico dos pacientes.
Em conclusão
Os resultados apontam que, a utilização de Gymnema sylvestre em pacientes diabéticos foi favorável na diminuição dos índices glicêmicos e também nos lipídicos. Dessa forma, sugere-se que a administração de Gymnema sylvestre pode ser uma alternativa considerável no tratamento do DM, especialmente do tipo 2.
Kumar et al., 2010
Estudo II
Gymnema sylvestre eleva os índices de insulina
A administração diária do extrato de Gymnema sylvestre 1g durante 60 dias em um grupo de pacientes com DM tipo 2, induziu um aumento significativo na circulação de insulina e peptídeo C, que estão associadas a uma significativa redução dos níveis de glicose no sangue em jejum e também pós-prandial.
Al-Romaiyan et al., 2010
Efeitos da Gymnema sylvestre na proteção gástrica
Conforme estudo desenvolvido por Al-Rejaie e colaboradores (2012) analisou-se os efeitos protetores da GS na mucosa gástrica de ratos. Para tal, foi induzido um dano gástrico propositalmente, com 80% de etanol em 36 horas, estimulando secreção gástrica.
Foram também analisados substancias oxidantes (proteínas não-sulfidrila (NP-SH), malondialdeído (MDA), proteínas totais, bem como os níveis de ácidos nucléicos.
Pré-tratamento com Gymnema sylvestre
Em princípio, houve um pré-tratamento com G. sylvestre nas doses de 100, 200 e 400 mg/kg e esta, contribuiu favoravelmente ao induzir proteção contra o efeito ulcerogênico do etanol de 27, 49, e 63%, respectivamente.
Em suma, a administração prévia de G. sylvestre inibiu significativamente o volume de secreções e a acidez estomacal de modo dependente da dose.
Como resultado
Em síntese, os resultados apontaram que o pré-tratamento com G. sylvestre foi benéfico na proteção contra a depleção destes, de modo dose-dependente.
Em conclusão
A administração de Gymnema sylvestre mostrou ser benéfica na redução dos níveis glicêmicos, através de aumento da recuperação e preservação de células β pancreáticas.
Além disso, estudos apontaram efeito antioxidante e também na proteção gástrica, uma vez que, o efeito protetor observado no estudo é atribuído ao seu efeito sobre a produção de muco, no aumento da produção de ácidos nucléicos e dos níveis de NP-SH, devido a sua capacidade de eliminar os radicais livres e/ou por suas possíveis propriedades citoprotetoras.
Kumar et al., 2012
Referências bibliográficas
Ahmed AB, Rao AS, Rao MV. In vitro callus and in vivo leaf extract of Gymnema sylvestre stimulate β-cells regeneration and anti-diabetic activity in Wistar rats. Phytomedicine. 2010 Nov;17(13):1033-9. doi: 10.1016/j.phymed.2010.03.019. Epub 2010 Jul 27.
Al-Rejaie SS, Abuohashish HM, Ahmed MM, Aleisa AM, Alkhamees O. Possible biochemical effects following inhibition of ethanol-induced gastric mucosa damage by Gymnema sylvestre in male Wistar albino rats. Pharm Biol. 2012 Dec;50(12):1542-50. doi: 10.3109/13880209.2012.694894. Epub 2012 Sep 15.
Al-Romaiyan A, Liu B, Asare-Anane H, Maity CR, Chatterjee SK, Koley N, Biswas T, Chatterji AK, Huang GC, Amiel SA, Persaud SJ,Jones PM. A novel Gymnema sylvestre extract stimulates insulin secretion from human islets in vivo and in vitro. Phytother Res. 2010 Sep;24(9):1370-6. doi: 10.1002/ptr.3125.
Prabhakar PK; Doble M. Mechanism of action of natural products used in the treatment of diabetes mellitus. Chin J Integr Med. 2011 Aug;17(8):563-74. doi: 10.1007/s11655-011-0810-3. Epub 2011 Aug 9.
Kumar SN; Mani, UV; Mani I. An open label study on the supplementation of Gymnema sylvestre in type 2 diabetics. J Diet Suppl. 2010 Sep;7(3):273-82.
Kumar V, Bhandari U, Tripathi CD, Khanna G. Evaluation of antiobesity and cardioprotective effect of Gymnema sylvestre extract in murine model. Indian J Pharmacol. 2012 Sep-Oct;44(5):607-13.